MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Para Barroso, custeio de pessoal da Cedae não pode ser realizado com empréstimo contratado com estatais
Privatização

Para Barroso, custeio de pessoal da Cedae não pode ser realizado com empréstimo contratado com estatais

Voto foi em ação que trata de lei estadual que autorizou a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos.

Da Redação

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Atualizado às 12:46

O ministro Luís Roberto Barroso, ao analisar a lei do RJ 7.529/17, votou pela inconstitucionalidade quanto à possibilidade de pagamento de despesa de pessoal com recursos de empréstimo contratado com instituição financeira estatal. O entendimento foi externado em julgamento no plenário virtual do STF.

A Corte analisa a constitucionalidade da lei fluminense que autorizou a privatização da Cedae - Companhia Estadual de Águas e Esgotos, sociedade de economia mista controlada pelo Estado do RJ e que presta serviços públicos de fornecimento de água e de esgotamento sanitário em sessenta e quatro municípios do Estado, incluindo a capital.

Privatização

O relator rejeitou as alegações de inconstitucionalidade formal da lei. Para Barroso, a simples autorização para alienação da empresa não representa violação aos direitos sociais, à saúde e ao meio ambiente.

 (Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

(Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Segundo Luís Roberto Barrosoembora possa ser verdade que a privatização do saneamento já se mostrou inadequada em muitos países e que a reestatização da prestação de serviços de tratamento de água seja uma tendência, "é impossível concluir, neste momento, que a privatização da CEDAE resultará em uma pior prestação dos serviços".

Barroso observou também que os municípios ainda participarão do processo de privatização, sendo mais uma vez "impossível" concluir que a mera autorização de alienação acarretará prejuízos na prestação de serviços de abastecimento e esgotamento. "E não me parece que a aprovação da lei impugnada, sem prévia consulta aos Municípios, comprometa sua presunção de constitucionalidade."

Inconstitucionalidade

Os requerentes também alegaram violação aos arts. 37, caput , e 167, III e X, todos da CF, tendo em vista que a alienação da Cedae busca a obtenção de crédito para pagamento de despesas correntes com pessoal. 

Neste ponto, S. Exa. concluiu que viola o art. 167, X, da CF, permitir o pagamento de despesa de pessoal com recursos de empréstimo contratado com instituição financeira estatal. Barroso esclareceu que embora o dispositivo constitucional em geral não proíba a concessão de empréstimos para pagamento de pessoal ativo, inativo e pensionista, ele veda a realização desse tipo de operação de crédito pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituições financeiras.

"Ou seja, operações com essa finalidade podem ser realizadas por instituições financeiras privadas, mas não por aquelas controladas pelos Governos Federal e Estaduais. O legislador estadual, no entanto, parece não ter atentado para essa vedação. (...) A lei, portanto, não especifica se as instituições financeiras nacionais de que trata são estatais ou apenas privadas."

Publicidade

Assim, Barroso concluiu que o ato impugnado parece contrariar a CF, que veda a concessão de empréstimos por instituições financeiras controladas pelos Governos Federal e Estaduais para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista.

"Isso não significa, porém, que o empréstimo autorizado pela lei impugnada não possa ser feito junto a instituições financeiras dos Governos Federal e Estaduais. Na verdade, o que a Constituição proíbe é que os empréstimos realizados junto a essas instituições sejam utilizados para o fim específico de pagar despesas com pessoal. Portanto, dentro da margem autorizada pelo Poder Legislativo, o Estado pode contrair empréstimos junto a instituições financeiras dos Governos Federal e Estaduais, desde que não use os valores decorrentes da operação de crédito para o pagamento de folha de pessoal."

A sessão virtual termina na próxima sexta-feira, 18.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas