MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Morre em SP o ex-diretor da OAB/SP Euro Bento Maciel
Falecimento

Morre em SP o ex-diretor da OAB/SP Euro Bento Maciel

Advogado faleceu aos 76 anos vítima da covid-19.

Da Redação

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Atualizado em 17 de dezembro de 2020 11:09

Faleceu nesta quarta-feira, 16, aos 76 anos, o advogado Euro Bento Maciel (OAB/SP 24.768 ). Euro Bento Maciel estava hospitalizado no Hospital Oswaldo Cruz com covid-19.

Nascido em 13 de janeiro de 1944, era formado pela Faculdade de Direito da USP (1970), foi conselheiro da Comissão de Direitos e Prerrogativas da seccional paulista, conselheiro seccional em diversas gestões e diretor da OAB/SP em duas gestões.

Deixa o filho Euro Bento Maciel Filho, e os irmãos Esdras Maciel e Arlete Maciel. O velório e enterro serão restritos à família.

Na última sessão da AASP, dr. Euro Bento foi homenageado pelo atual Conselho e ex-presidentes.

____________

"Hoje a advocacia acorda muito triste com a notícia do falecimento do dr. Euro Bento Maciel. O dr. Euro era um exemplo de colega, de profissional, dedicadíssimo. Um advogado com uma habilidade e conhecimento juridico diferenciados. E uma bela figura humana, que serviu à classe por anos. Não mediu esforços para pensar em benefícios à comunidade jurídica e, ao longo de sua trajetoria de vida e profissional, dedicou-se muito à melhoria da advocacia. É uma perda irreparável." Renato José Cury, presidente da AASP

"Em tempos tão carentes de exemplos, a perda de Euro Bento Maciel é inestimável. Euro pertencia a uma linhagem de advogados cada vez mais rara. Sua bagagem intelectual permitia-lhe o exercício da advocacia em várias áreas do Direito, como se via antigamente, exibindo em todas elas notável conhecimento e desembaraço. Era humilde, afável, discreto, pessoa sempre lembrada por sua retidão de caráter. Além da destacada atividade profissional, Euro Bento Maciel atuou perante as mais importantes entidades de classe da advocacia, com passagens marcantes pela Associação dos Advogados de São Paulo e pela seccional paulista da OAB. Nunca descurou da firme defesa das nossas prerrogativas, como forma de imprimir efetividade à letra da lei em prol dos injustiçados. Sua paradigmática trajetória haverá de seguir iluminando nossos caminhos. A ausência desse grande advogado fará muita falta e deixará saudade." Antonio Ruiz Filho - escritório Ruiz Filho Advogados