MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Corte Especial do STJ presta homenagem ao ministro Napoleão
Videoconferência

Corte Especial do STJ presta homenagem ao ministro Napoleão

Ministro teve sua aposentadoria publicada no DOU de hoje.

Da Redação

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Atualizado às 11:24

Corte Especial do STJ se reuniu nesta sexta-feira, 18, encerrando o ano judiciário em sessão por videoconferência destinada a homenagens ao ministro Napoleão Nunes Maia, que teve sua aposentadoria publicada no DOU de hoje.

 (Imagem: Gustavo Lima/STJ)

(Imagem: Gustavo Lima/STJ)

O ministro Humberto Martins, presidente da Corte, entregou uma placa comemorativa a Napoleão com a mensagem: "Caríssimo ministro Napoleão Nunes Maia Filho, magistrado que honra a toga. O seu brilhantismo e a sua sensatez ficarão gravados na história do Tribunal da Cidadania."

Humberto Martins disse que a homenagem é simples, mas de coração e reconhecimento pelo seu notável trabalho em favor da magistratura, das instituições democráticas e do Brasil.

Ainda foi entregue ao futuro aposentado com fotolivro com sua trajetória na Corte e um broche simbolizando o ouro da vida. 

Falando em nome do Tribunal, o presidente proferiu mensagem dele e do ministro Jorge Mussi, reconhecendo o amigo, magistrado e cidadão que Napoleão representa.

"A comarca de Limoeiro do Norte, sertão do Ceará, viu nascer em 30 de dezembro de 1945, uma criança que estaria obstinada ao universo jurídico. Já existia uma profecia: Napoleão passaria a ser o homem do mundo jurídico."

Humberto destacou que o ministro se manteve coerente ao longo da vida, com julgamento humanísticos e baseado na lei e na Constituição. "Um humanista, porque nunca esqueceu o olhar do sertanejo, dos mais humildes e do cidadão e da cidadã em defesa da cidadania", ressaltou.

A Corte encerrou as homenagens com um vídeo documentário sobre o ministro. Confira.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas