MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Funcionária agredida fisicamente e chamada de "pata choca" será indenizada
Indenização

Funcionária agredida fisicamente e chamada de "pata choca" será indenizada

Foi fixado o valor de R$ 5 mil pelos danos morais sofridos.

Da Redação

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Atualizado às 08:48

Uma rede atacadista, com sede em Governador Valadares/MG, terá que pagar indenização à ex-empregada que foi agredida verbal e fisicamente pelo supervisor nas dependências da empresa e no horário de trabalho. Segundo testemunha, além de chamá-la com nomes pejorativos, como "galinha", "barriguda", "pata choca" e "incompetente", o superior chegou a dar tapas e beliscão na trabalhadora como forma de repreensão.

A decisão foi do juízo da 1ª vara do Trabalho de Governador Valadares que reconheceu o assédio moral sofrido pela ex-empregada da loja.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

A empregadora negou as alegações da profissional, afirmando que cabia a ela o ônus de comprovar a ocorrência das agressões. Mas, segundo o juiz do Trabalho Alexandre Pimenta Batista Pereira, prova testemunhal produzida nos autos pela autora evidenciou a conduta do supervisor.

"Ficou claro que foram proferidos agressões e xingamentos à autora na presença de demais funcionários e clientes; tratamento desrespeitoso que causa, com certeza, humilhação, atingindo a dignidade da reclamante", ressaltou.

Uma testemunha garantiu que a funcionária sofreu perseguição e agressão física e psicológica.

"Ele chamava a empregada de vários nomes, assim como outras funcionárias. Que já ouviu várias vezes, na frente do cliente e de outros funcionários, o superior dizer nomes, como galinha, barriguda, pata choca e incompetente. E que era comum apertar o braço das funcionárias, dar tapa e beliscão, para chamar a atenção quando o cliente não queria o cartão da loja."

Segundo a testemunha, ela e a ex-empregada chegaram a fazer denúncia, mas nenhuma providência foi tomada. "Cheguei a conversar no RH, fazer a reclamação no Disk Ética; porém nenhuma providência foi tomada; que o supervisor continuou agindo da mesma forma".

Outra testemunha apresentada em juízo pela empregadora explicou que o supervisor era uma pessoa extrovertida, expansiva, brincalhona, que colocava apelido em muitas pessoas. E que chegou a comunicar a denúncia ao supervisor, mas não fez advertência por escrito.

Para o juiz, o supervisor, na condição de superior hierárquico, não poderia, de forma alguma, no exercício de sua função, dirigir ofensas à trabalhadora, com agressões físicas, verbais e xingamentos, atingindo o decoro e a dignidade.

"Destarte, do exame da prova testemunhal, concluo que restaram atendidos todos os pressupostos ou requisitos legais da responsabilidade civil, quais sejam, o dano moral puro, conduta dolosa do supervisor; nexo de causalidade entre a atuação do agente ou ofensor e o prejuízo sofrido pela ofendida", ressaltou o julgador.

Por conseguinte, consoante o disposto no artigo 932, III, do Código Civil, o juiz entendeu que ficou patente a obrigação da empregadora em indenizar a ex-empregada pelo dano moral sofrido por conduta do seu empregado. Foi fixado então o valor de R$ 5 mil como indenização por danos morais.

Publicidade

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas