MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. ISS destacado não compõe base de cálculo do PIS e da Cofins
Tributário

ISS destacado não compõe base de cálculo do PIS e da Cofins

Decisão é da JF/RJ.

Da Redação

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Atualizado às 12:07

O juiz Federal Mauro Souza Marques da Costa Braga, da 1ª vara do RJ, declarou indevida a inclusão do ISS destacado nas notas fiscais na base de cálculo do PIS e da Cofins e determinou à União que observe o referido provimento nas exações futuras. 

As autoras solicitaram a exclusão do ISS destacado bem como o direito de restituírem as parcelas do PIS e da Cofins correspondentes ao imposto embutido, pagas nos cinco anos que antecederam a ação.

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

Na sentença, o julgador consignou que "o ISS, tal como o ICMS, não reflete a riqueza obtida com a realização da operação, devendo ser encarado como ônus fiscal, e não receita ou faturamento".

"Conforme também decidido pelo C. STF, para cumprimento do julgado não há necessidade de se apurar o valor do ICMS - no caso, o ISS -, que tenha se caracterizado como custo efetivo para a pessoa jurídica. Basta identificar o montante destacado nas notas fiscais relativas às operações realizadas."

O advogado Ricardo Treu, sócio tributário do escritório Gameleira Pelagio Fabião e Bassani Sociedade de Advogados, patrocinou a causa.

  • Processo: 5046130-90.2020.4.02.5101

Veja a sentença.

Publicidade

____________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas