MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cobrança de tarifa em estacionamentos é questionada no STF
Controle de constitucionalidade

Cobrança de tarifa em estacionamentos é questionada no STF

A norma questionada estabelece em 20 minutos o tempo de tolerância (sem cobrança) para uso do estacionamento privados, com pagamento integral da primeira hora, independentemente do tempo de permanência do veículo.

Da Redação

domingo, 10 de janeiro de 2021

Atualizado às 08:59

A Abrasce - Associação Brasileira de Shopping Centers ajuizou, no STF, ação contra a lei municipal 10.184/14 de Fortaleza/CE, que dispõe sobre a cobrança de tarifa em estacionamentos privados na cidade. A ação foi distribuída ao ministro Alexandre de Moraes.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

A norma, alterada pela lei municipal 10.546/16, estabelece em 20 minutos o tempo de tolerância (sem cobrança) para uso do estacionamento nos shoppings centers, com pagamento integral da primeira hora, independentemente do tempo de permanência do veículo, e, após esse período, cobrança fracionada proporcional ao tempo utilizado. Há previsão, ainda, de manutenção de relógio à vista do consumidor e de limitação do valor cobrado das motocicletas a um terço do cobrado para veículos de passeio, entre outras determinações.

Na ação, a Abrasce aponta usurpação da competência privativa da União para legislar sobre Direito Civil e violação do direito de propriedade e dos princípios da livre iniciativa e da livre concorrência. Lembra, ainda, a existência de jurisprudência incontroversa do STF sobre a inconstitucionalidade de leis municipais e estaduais que limitem ou regulem a cobrança pelo uso de estacionamentos privados.

O ministro Alexandre de Moraes solicitou informações sobre o objeto da ação à prefeitura e à Câmara dos Vereadores de Fortaleza. Na sequência, os autos devem ser enviados para manifestação, sucessivamente, da AGU e da PGR.

  • Processo: ADPF 771

Patrocínio

Patrocínio Migalhas