MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PGR aciona STF contra flexibilização de regras ambientais para mineração em SC
Ambiental

PGR aciona STF contra flexibilização de regras ambientais para mineração em SC

Augusto Aras aponta o alto potencial de degradação da atividade mineradora.

Da Redação

sábado, 16 de janeiro de 2021

Atualizado às 07:09

O PGR Augusto Aras ajuizou ação no STF contra norma de Santa Catarina que dispensa ou simplifica o licenciamento ambiental de parte das atividades de mineração no Estado. Segundo Aras, Estados e municípios podem regular somente atividades de pequeno potencial de impacto ambiental, o que não é o caso da mineração. A ação foi distribuída à ministra Cármen Lúcia.

 (Imagem: STF)

(Imagem: STF)

De acordo com a lei estadual 14.675/09, que institui o Código Estadual do Meio Ambiente, com redação dada pela lei estadual 17.893/20, estão dispensadas de licença ambiental as atividades de lavra a céu aberto por escavação de cascalheiras com produção anual inferior a 12.000 metros cúbicos.

A norma também simplifica o processo de licenciamento para produção de até 24.000 metros cúbicos, desde que não tenha finalidade comercial, e fixa prazo de 90 dias a partir do encerramento da atividade de mineração para apresentação de projeto de recuperação ambiental.

Augusto Aras sustentou que a medida viola o art. 225, inciso IV, da CF, que, em defesa do meio ambiente equilibrado, exige a elaboração de estudo de impacto ambiental previamente à instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente.

O PGR ressaltou a competência concorrente atribuída à União, aos estados e aos municípios na regulação de questões relacionadas ao tema, cabendo à primeira a elaboração de normas gerais e aos demais a possibilidade de regulação suplementar, de acordo com as peculiaridades regionais.

Em respeito aos princípios da precaução e da prevenção, o procurador-Geral observou que o processo de licenciamento ambiental é necessário e inafastável. Segundo argumenta, a regulação por estados e municípios cabe somente em relação a atividades de pequeno potencial de impacto ambiental, e a mineração é reconhecida na legislação federal como de alto potencial de degradação (resolução 237/97 do Conama).

Ao pedir a concessão de medida liminar para suspender a eficácia dos dispositivos atacados, Aras apontou o risco de danos irreparáveis ao meio ambiente.

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas