MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Plano de saúde deve custear procedimento fora do rol da ANS
Saúde

Plano de saúde deve custear procedimento fora do rol da ANS

Para magistrado, o rol de procedimentos tem natureza meramente exemplificativa.

Da Redação

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Atualizado às 14:45

Plano de saúde deve autorizar e custear procedimento percutâneo com implante de MitraClip fora do rol da ANS. Decisão é do Juiz de Direito Éder Jorge, da 19ª vara Cível e Ambiental de Goiânia. Para o magistrado, o rol de procedimentos tem natureza meramente exemplificativa.

 (Imagem: Pxhere)

(Imagem: Pxhere)

O paciente contou que foi diagnosticado com insuficiência mitral grave, doença esta que acomete a válvula do coração responsável por bombear sangue para o átrio e, por estar em estágio avançado, o único tratamento possível é a intervenção cirúrgica.

Devido à idade avançada, de 81 anos, alegou que se encontra acometido por várias comorbidades que são fatores de risco para o procedimento e, por esse motivo, o médico responsável indicou o tratamento percutâneo com implante de MitraClip.

Todavia, o plano de saúde negou a realização do procedimento por não constar no rol da ANS.

Ao analisar o caso, o magistrado ressaltou que o STJ e o TJ/GO entendem ser abusiva a recusa da seguradora de saúde em autorizar tratamento prescrito por médico especialista, sob a alegação de que não consta no rol dos procedimentos obrigatórios da ANS.

"O rol de procedimentos indicado pela Agência Reguladora tem natureza meramente exemplificativa, ou seja, o fato de o procedimento/exame médico indicado não constar na lista não significa que a administradora do plano não tenha obrigação de custeá-lo, devendo observar a indicação médica, com a finalidade de preservar a vida do paciente."

Assim, deferiu a antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional a fim de que a operadora de saúde autorize e custeie a realização do tratamento, bem como de todos os materiais e instrumentos necessários, conforme prescrição médica.

O escritório Bambirra, Merola e Andrade Advogados atua pelo paciente.

  • Processo: 5011282-33.2021.8.09.0051

Veja a decisão.

________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas