MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Morre presidente do TRE/AM Aristóteles Thury
Falecimento

Morre presidente do TRE/AM Aristóteles Thury

O desembargador foi vítima da covid-19.

Da Redação

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Atualizado às 09:26

Faleceu na tarde deste domingo, 14, o presidente do TRE do Amazonas, desembargador Aristóteles Lima Thury, vítima da covid-19. Thury estava internado em São Paulo desde o início do ano.

 (Imagem: Ascom/TRE-AM)

(Imagem: Ascom/TRE-AM)

O desembargador Jorge Manoel Lopes Lins, presidente em Exercício do TRE/AM disse em nota que a magistratura do Amazonas sente a perda irreparável de seu ilustre integrante, que dedicou sua vida ao exercício da atividade jurisdicional e o fez com grande competência e serenidade.

"Enquanto Presidente do TRE atuou como um grande Líder e merecendo de todos o reconhecimento e o valor que sempre demonstrou no exercício de seu cargo, em destaque, sua atuação nas últimas eleições municipais, onde contribuiu para elevar a credibilidade da Justiça Eleitoral."

Carreira

Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas em 1976. Ingressou na magistratura em 1980, em comarcas do interior. Em 1991, foi promovido a juiz da capital.

De 2002 a 2006 assumiu a Corte na vaga de Juiz de Direito da classe dos magistrados, período em que teve atuação marcante ao presidir a Comissão de Auxílio aos Trabalhos de Apuração, digitação, totalização e transmissão do pleito (1º e 2º turnos). Foi também diretor da Escola Judiciária Eleitoral em 2005, mesmo ano em que foi designado para compor a Comissão Especial Apuradora do Referendo sobre a proibição da comercialização de armas de fogo e munições.

Em 2010 o magistrado ocupou a vaga de membro substituto destinada aos desembargadores do TJ/AM e, no biênio 2018/2020, foi vice-presidente e corregedor do TRE/AM. Ao longo de sua carreira de magistrado, também lecionou as disciplinas de Direito Penal e Processual Penal em diversas Faculdades do Amazonas.

Publicidade

__________________

"Lamento profundamente a morte do desembargador Aristóteles Lima Thury, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), pela Covid-19. Esta grave doença já tirou a vida de quase 240 mil brasileiros, que eram pais, filhos, amigos, tios. Em nome do Judiciário brasileiro, externo meu pesar à família de Aristóteles Thury e às famílias de todos que se foram, vítimas dessa tragédia sanitária que assola o mundo", presidente do STF e do CNJ, ministro Luiz Fux.

"O Desembargador Thury serviu a justiça brasileira com honra e dedicação por cerca de 40 anos e, em 2020, conduziu de modo impecável as eleições municipais no Estado. Em meu nome pessoal e em nome da Justiça Eleitoral, manifesto grande pesar à família e envio minha solidariedade a todo o povo do Amazonas", presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

"Desejo força à família. Meus profundos sentimentos. Thury foi um excelente profissional. Engrandeceu não só a magistratura durante a carreira, mas também o associativismo quando presidiu a Associação dos Magistrados Amazonas (Amazon) em 2 mandatos", Renata Gilpresidente da AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas