MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP assina novo convênio acadêmico e cultural

OAB/SP assina novo convênio acadêmico e cultural

Da Redação

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Atualizado às 09:20


CIFF

OAB/SP assina novo convênio acadêmico e cultural

Ontem 18/1, a OAB/SP, o Centro Internacional de Formação Financeira - CIFF e a Universidade de Alcalá, ambos com sede na Espanha, assinaram convênio de cooperação visando desenvolver, de forma conjunta, projetos de caráter acadêmico, científico e cultural, que beneficiarão docentes, estudantes de Direito e pessoal administrativo das instituições. O convênio, que terá duração de três anos, podendo ser renovado em comum acordo das entidades, foi assinado pelo presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, e pelo advogado George Augusto Niaradi, membro executivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB/SP e professor do curso de mestrado da Universidade de Alcalá, patrocinado pelo CIFF, braço acadêmico do Grupo Santander Hispano.

Conforme D'Urso, esse convênio tem por objetivo abrir um canal para que tanto os advogados como os estudantes de Direito possam ter contato com o que existe na Comunidade Européia, em termos de aperfeiçoamento técnico e científico para eventuais cursos de pós-graduação ou até mesmo estágios em escritórios na Europa e na própria Espanha. "Por essa razão, hoje é um dia muito importante para a OAB/SP. Sem dúvida, este é mais um passo significativo para ajudar a Advocacia paulista e os estudantes de Direito a vislumbrar que, na Europa, há espaço e oportunidade de estágio, de aperfeiçoamento científico e de trabalho. Para que, cada vez mais, colegas brasileiros possam estar absolutamente interados de tudo que há de novo, de moderno na ciência jurídica no mundo", destacou.

Segundo Niaradi, representante acadêmico do CIFF no Brasil, esse convênio tem como objetivo aproximar as duas instituições, estabelecendo um canal de comunicação, para que jovens advogados tenham a oportunidade, não só de estudar no exterior, mas também abrir as portas da Comunidade Européia. "Além disso, no futuro, vamos trabalhar para que a OAB-SP possa oferecer seminários e palestras. Dessa forma, a Ordem promoverá a divulgação desta entidade no Brasil, assim como o CIFF, na Espanha, divulgará todas as ações da OAB/SP", ressalta Niaradi.

"Nós vivemos em uma sociedade em rede, num mundo altamente globalizado, em que muitos negócios novos surgem vindo do exterior ou indo para o exterior. Desta forma é muito importante para o advogado estar atento a esse movimento, num aprimoramento constante, não só do Direito brasileiro como também do Direito estrangeiro", analisa Marcos da Costa, diretor-tesoureiro da OAB/SP, que participou da solenidade de assinatura do convênio.

Na análise de Niaradi, a idéia é exatamente essa: fazer com que o advogado brasileiro, não só de São Paulo, mas de outras regiões, conheça uma entidade séria que é o CIFF, vinculado à Universidade de Alcalá, a segunda mais antiga da Espanha, que oferece e fomenta cursos de pós-graduação em Madri. "Eles terão a possibilidade de estudar, concluir cursos de pós-graduação, em nível de mestrado em Direito Empresarial, para que tenham uma formação que hoje é exigida no mercado de trabalho, uma formação internacionalizada e cosmopolita", enfatiza.

O CIFF - conforme Niaradi - nasceu do Grupo Santander Hispano se vinculou à Universidade de Alcalá. Portanto, o advogado sai formado com diploma da Universidade Alcalá e também do CIFF de forma que ele pode voltar para o Brasil, buscar a homologação do título, continuar nos estudos e, se tiver interesse em prosseguir, de aprofundar sua formação, pode ser na Espanha mesmo, cursando um programa de doutorado. Endereço eletrônico para inscrições e pedidos de bolsa de estudos, clique aqui.

________







_______