MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Bill Richardson quer ser 1º presidente hispânico dos EUA

Bill Richardson quer ser 1º presidente hispânico dos EUA

X

Da Redação

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Atualizado às 08:13


Eleições

Richardson quer ser 1º presidente hispânico dos EUA

Bill Richardson, governador do Estado americano de Novo México, tornou-se neste domingo o mais recente democrata a declarar seu interesse em concorrer às eleições presidenciais de 2008 nos Estados Unidos.

Ele anunciou que está criando um comitê presidencial exploratório - o primeiro passo na corrida à Casa Branca.

Se eleito, Richardson seria o primeiro presidente americano de origem hispânica.

A ex-primeira-dama dos Estados Unidos, a senadora Hillary Clinton, e o senador americano de origem africana, Barack Obama, também estão concorrendo no que correspondentes prevêem que será uma competição muito diversificada.

Richardson, de 59 anos de idade, já ocupou vários cargos no governo. Ele foi inclusive secretário de energia e embaixador dos Estados Unidos nas Nações Unidas durante a Presidência de Bill Clinton.

Ex-integrante do Congresso americano, Richardson espera mobilizar o voto da comunidade hispânica no país.

Hillary Clinton

Mas ele não tem o nível de apoio de Hillary Clinton, de Barack Obama ou de John Edwards, que era candidato a vice-presidente na chapa democrata de John Kerry nas eleições de 2004.

"Eu estou dando este passo porque temos que reparar os danos feitos ao nosso país nos últimos seis anos", disse Richardson, na declaração que anuncia sua intenção de procurar disputar a indicação democrata.

Ele manifestou preocupação com o abalo da reputação americana no mundo, a economia e o que chamou de "civilidade e decência no governo".

Seu anúncio é feito um dia depois que Hillary Clinton anunciou sua candidatura.

A senadora por Nova York disse que planeja responder questões em chats na internet por três noites consecutivas, a partir de segunda-feira.

Hillary Clinton está em seu segundo mandato no senado, depois de reeleita com grande votação em novembro passado.

Segundo correspondentes, seu nome famoso e grande habilidade para arrecadar fundos de campanha podem colocá-la na liderança para a indicação democrata.

______

___________

Fonte: BBC Brasil

_____________________