MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio de obra "Interesse Público e Direitos do Contribuinte"

Resultado do sorteio de obra "Interesse Público e Direitos do Contribuinte"

Da Redação

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Atualizado em 22 de janeiro de 2007 14:14


Sorteio de Obra

Com muita honra Migalhas sorteou um exemplar da obra "Interesse Público e Direitos do Contribuinte" (Editora Dialética, 143 p.) escrita e cordialmente oferecida por Raquel Cavalcanti Ramos Machado. Confira o nome do ganhador abaixo.

Sobre a obra:

Em janeiro de 2007 foi publicado o livro "Interesse Público e Direitos do Contribuinte", de Raquel Cavalcanti Ramos Machado, no qual se examina a invocação do "interesse público", e de sua supremacia sobre o particular, como fundamento para a relativização de direitos fundamentais do cidadão-contribuinte. Aborda o conceito de direitos fundamentais, a natureza das normas que o consagram e a forma por meio da qual pode haver a sua "ponderação". Em seguida, afere se o "interesse público" e o princípio da prevalência do interesse público sobre o particular são mesmo princípios jurídicos, e se podem ser empregados para relativiar direitos do cidadão-contribuinte. Ao final, cuida do princípio da solidariedade social, por meio do qual a invocação do interesse público, no discurso jurídico, tem ultimamente ganhado nova roupagem. Introdução. Parte I - O Direito por Princípios e a Relativização de Direitos. 1. Evolução dos Direitos Fundamentais. 2. Relativização das Normas Consagradoras de Direitos e Garantias Fundamentais. 3. Os Direitos e Garantias Fundamentais do Contribuinte, o Dever Fundamental de pagar Tributos e os Custos do Estado Social. Parte II - O Interesse Público e o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o Particular na Relativização de Direitos. 4. Interesse Público e Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre Interesses Privados. Conceito e Pertinência. 5. O Princípio da Solidariedade e sua Relação com a Supremacia do Interesse Público sobre o Particular. Conclusão. Referências Bibliográficas.


Sobre a autora:

Raquel Cavalcanti Ramos Machado é Advogada em Fortaleza, Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará, Membro da Comissão de Estudos Tributários da OAB/CE e Membro do ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários. Tem diversos artigos publicados em livros coletivos e periódicos jurídicos.




Curiosidade:

O livro "Interesse Público e Direitos do Contribuinte" tem prefácio escrito por Hugo de Brito Machado e apresentação escrita por Ives Gandra da Silva Martins.

Hugo de Brito Machado é professor titular de Direito Tributário da UFC, presidente do Instituto Cearense de Estudos Tributários (ICET), juiz federal aposentado do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.




Ives Gandra da Silva Martins é professor Emérito da Universidade Mackenzie, UNIFMU e da Escola de Comando do Estado Maior do Exército, Presidente do Conselho de Estudos Jurídicos da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e do Centro de Extensão Universitária - CEU.

_________________

Resultado:

  • Elise Aquino Avesque, da Justiça Federal, de Fortaleza/CE