MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Para o TRT/SP, só a Justiça do Trabalho é competente para reconhecer vínculo

Para o TRT/SP, só a Justiça do Trabalho é competente para reconhecer vínculo

X

Da Redação

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Atualizado às 08:50


TRT/SP

Só a Justiça do Trabalho é competente para reconhecer vínculo

Depende de declaração expressa e se constitui atividade jurisdicional, exclusiva do Poder Judiciário, a constatação dos diversos tipos de contrato na prestação de trabalho nos contratos individuais de trabalho.

Baseados neste entendimento, os juízes da Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do TRT da 2ª Região TRT/SP cancelaram multa aplicada por um Auditor Fiscal do Trabalho à Sercom S/A.

Durante fiscalização à empresa, o fiscal considerou os 1.876 funcionários que prestavam serviços à empresa por meio de uma cooperativa de trabalho (Cooperdata) como empregados da Sercom e que, por isso, deveriam ser registrados como tal.

A empresa foi multada em R$ 755.146,28 e recorreu ao TRT/SP com o objetivo de anular a multa. No tribunal, a relatora do processo, juíza Maria Aparecida entendeu que o fiscal "realmente exorbitou de sua competência" ao aplicar a punição à empresa.

Para a juíza, "a inspeção e fiscalização do trabalho têm por finalidade assegurar a efetiva aplicação das normas legais e regulamentares disciplinadoras do trabalho, inclusive as decorrentes de convenções internacionais ratificadas pelo Brasil e de Convenções Coletivas do Trabalho, além dos atos e decisões das autoridades".

No entendimento da juíza Duenhas, entretanto, a conclusão do fiscal "demandou que se transmudasse a natureza do vínculo jurídico existente entre as partes envolvidas e, neste aspecto, envolveu evidente atividade jurisdicional, afeta exclusivamente ao Poder Judiciário".

Por unanimidade de votos, os juízes da SDI-1 do TRT/SP acompanharam o entendimento da relatora Maria Aparecida Duenhas e determinaram o cancelamento da multa aplicada pelo Fiscal dos Trabalho à empresa.

__________________