MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Desembargadora Federal Marli Ferreira assume a presidência do TRF/3

Desembargadora Federal Marli Ferreira assume a presidência do TRF/3

Da Redação

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Atualizado às 08:37


TRF/3ª Região

Desembargadora Federal Marli Ferreira assume a presidência

Em solenidade realizada na última quarta-feira, 2/5, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, tomou posse o novo corpo diretivo do TRF/3ª Região, para o biênio 2007/2009: a desembargadora federal Marli Marques Ferreira, presidente, a desembargadora federal Suzana de Camargo Gomes, vice-presidente e o desembargador federal Otávio Peixoto Júnior, no cargo de corregedor-geral da Justiça Federal da 3ª Região.

Em seu discurso de despedida, a desembargadora federal Diva Malerbi agradeceu a todos que cooperaram e contribuíram com a gestão 2005/2007, afirmando que a parceria entre os magistrados, servidores, procuradores e advogados é que possibilitou os méritos alcançados.

Para saudar os novos dirigentes do Tribunal, foram convidados o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso; o Conselheiro Federal da OAB, Raimundo Hermes Barbosa e a procuradora da República Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, representando o Ministério Público Federal.

A nova presidente, desembargadora federal Marli Ferreira, afirmou em seu discurso de posse que é necessário colocar ordem nas instituições e promover um crescimento integral do Tribunal, com força, vitalidade e propósitos firmes e transparentes, para que os jurisdicionados possam se espelhar nas ações e na vida dos magistrados. Desejou que esse espelho reflita sempre a dignidade, a ética e a face imaculada de homens e mulheres de bem. Afirmou, ainda, que a força dos magistrados depende da união de esforços em torno de objetivos grandiosos e institucionais.

A presidente expôs algumas realizações do Tribunal, como o trabalho das Turmas Suplementares e o Programa de Conciliação e apresentou estatísticas da produtividade sempre crescente do TRF3, como por exemplo, a atual tramitação de 438 mil processos; o julgamento de 194 mil feitos, no período de maio de 2005 a março de 2007; 340 mil sentenças proferidas pelos juízes de 1º grau da 3ª Região, entre junho de 2005 e março de 2007; 58 mil processos movimentados pelos juízes do JEF da Capital, a partir de março deste ano e a realização de cerca de mil audiências de conciliação durante três semanas do ano de 2007. A desembargadora federal Marli Ferreira, em seu discurso, declarou que irá trabalhar para manter a sociedade informada das ações do Tribunal.

Citando a frase de Martin Luther King, "Sonho com o dia em que a Justiça correrá como água e a retidão como um caudaloso rio", ressaltou que este é o sentimento que mais consagra os magistrados da 3ª Região. Finalizou agradecendo a Deus pelo privilégio e oportunidade, aos magistrados, pela confiança e incentivo, aos servidores, amigos, colegas e, em especial, ao seu marido, filhos e netos.

Compuseram a mesa dos trabalhos o ministro Francisco Peçanha Martins, vice-presidente do STJ, representando o STJ; o secretário de Estado da Justiça, Luiz Antonio Guimarães Marrey, representando o Governador do Estado de São Paulo, José Serra; o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli e o advogado da União, Rogério Emílio de Andrade, representando a Advocacia-Geral da União.

Compareceram à cerimônia diversas autoridades, ministros, deputados, presidentes de Tribunal, magistrados, autoridades militares e representantes do Ministério Público Federal e da advocacia.

A nova presidente

A desembargadora federal Marli Ferreira é natural de São Paulo/SP. Casada com o Engenheiro Paulo Ferreira, tem 3 filhos, Patrícia, Renata e Paulo Vinicius. É bacharel em Direito pela Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e concluiu mestrado em Direito Público - Liberdades Públicas - na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e Especialização em Direito Administrativo, PUC - SP.

A nova presidente é desembargadora do TRF/3ª Região desde 1995. Foi presidente do 9º Concurso Público para o cargo de juiz federal substituto, presidente da 6ª Turma, presidente da Comissão de Jurisprudência, diretora da Revista do TRF3 e exerceu a função de Corregedora-Geral da Justiça Federal da 3ª Região, no biênio 2005/2007.

Foi juíza federal na Seção Judiciária de São Paulo, procuradora do Departamento de Estradas de Rodagem do Município de São Paulo e procuradora concursada da Prefeitura de São Paulo.

______________________