MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Napoleão Nunes Maia Filho é nomeado ministro do STJ

Napoleão Nunes Maia Filho é nomeado ministro do STJ

Da Redação

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Atualizado às 13:43


STJ

Napoleão Nunes Maia Filho é nomeado ministro

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou o desembargador federal do TRF da 5ª Região, Napoleão Nunes Maia Filho, ministro do STJ. A nomeação foi publicada na edição de hoje (16/5) do DOU. O magistrado irá ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Jorge Scartezzini, ocorrida em fevereiro deste ano.

No último dia 9, o desembargador teve aprovação unânime em sabatina ocorrida na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania - CCJ do Senado Federal e seu nome aprovado, no mesmo dia, pelo Plenário.

A posse será na próxima quarta-feira, dia 23.  A cerimônia será realizada no Pleno do Tribunal, às 17h.

Perfil

Natural de Limoeiro do Norte, no Ceará, Napoleão Nunes Maia Filho, 61 anos, é a nona indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o STJ. Desde a sua eleição para a presidência da República, o presidente já indicou os ministros Castro Meira, Denise Arruda, Hélio Quaglia Barbosa, Arnaldo Esteves Lima, Humberto Martins, Massami Uyeda, Maria Thereza Moura e Herman Benjamin.

Juiz desde 1991, Napoleão Maia é bacharel e mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará - UFC e possui o título de notório saber jurídico e de livre docente em Direito Público/Direito Processual Civil. Atualmente ocupa o cargo de diretor da Revista do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

No magistério, o futuro ministro leciona Direito Processual Civil na UFC e lecionou Direito Processual Civil na Faculdade de Direito do Recife. É cidadão honorário de Pernambuco. Coordenou os Juizados Especiais Federais, dirigiu a Escola da Magistratura e foi vice-presidente do TRF da 5ª Região. Possui mais de dez livros de Direito publicados, afora livros de poemas. É membro da Academia Cearense de Letras, onde ocupa a cadeira que pertenceu à notável escritora cearense Rachel de Queiroz.

____________________