MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Tomou posse a nova diretoria da Ajufesp - Associação dos Juízes Federais de SP e MS

Tomou posse a nova diretoria da Ajufesp - Associação dos Juízes Federais de SP e MS

Da Redação

terça-feira, 29 de maio de 2007

Atualizado às 09:17


Ajufesp

Tomou posse a nova diretoria da Associação

Sob o olhar de um auditório lotado, com mais de duzentas autoridades presentes, entre deputados, militares, magistrados federais e estaduais, tomou posse na noite desta segunda-feira, dia 28 de maio, a nova diretoria da Ajufesp, que comandará os destinos da entidade no biênio 2007/2009.

A mesa dos trabalhos foi inicialmente composta pela presidente do TRF da 3ª Região, desembargadora federal Marli Ferreira, pela desembargadora federal Suzana Camargo, vice-presidente, pelo desembargador federal Peixoto Júnior, corregedor geral, pelo advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffoli, pelo Ministro Gilson Dipp, do STJ, pelo presidente da OAB/SP, Luis Flávio Borges D'Urso e pelo juiz federal Erik Frederico Gramstrup, o último presidente da Ajufesp. Após um breve discurso de abertura, no qual fez uma rápida avaliação de sua gestão, chamou à mesa, para ocupar o seu lugar, o novo presidente da entidade, juiz federal Ricardo de Castro Nascimento.

O primeiro discurso da noite coube, então, ao presidente da OAB/SP, Luís Flávio Borges D'Urso, que fez um desagravo à Justiça Federal, em razão da maneira como agiu a Polícia Federal na execução da "Operação Têmis", quando foram realizados, de "forma espetacular" cumprimentos de mandados de busca e apreensão em gabinetes de alguns juízes da Justiça Federal e do TRF da 3ª Região, com o porte ostensivo de armas por agentes da PF, bem como a prévia divulgação de operações sigilosas à imprensa.

Depois foi a vez da presidente do TRF/3, desembargadora Marli Ferreira, discursar. Ela destacou a lisura e a honestidade dos magistrados da 3ª Região e agradeceu o desagravo de D Urso, contudo ressaltou que a Justiça Federal Paulista e Sul-Mato Grossense saberá, se necessário, coibir os desvios de conduta, caso estes venham a ocorrer.

A presidente também questionou o fato de que a Justiça Federal da 3ª Região não tem tratamento compatível com a sua importância no cenário nacional e, em razão disso, merece mais recursos financeiros e de pessoal para que possa fazer frente à demanda que enfrenta. Por fim, ela disse esperar que a nova diretoria da Ajufesp seja parceira da administração do TRF3 e pediu a união de todos os magistrados federais.

O terceiro discurso da noite coube ao Ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça e futuro coordenador da Justiça Federal, que falou da importância da mesma e cumprimentou a nova diretoria da Ajufesp, observando a importância da posse da nova diretoria ter sido realizada na sede do TRF da 3ª Região.

O advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffoli, elogiou o novo presidente da Ajufesp, o qual, lembrou ele, já foi procurador do INSS e defendeu o governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, afirmando que por este ser democrático, possibilita que até ministros de estado sejam julgados no Supremo Tribunal Federal e investigados pela Polícia Federal.

O último a falar foi o novo presidente da Ajufesp, Ricardo de Castro Nascimento. Ele destacou como prioridades da nova gestão da Ajufesp, a defesa da ampliação do TRF da 3ª Região, a realização de concursos até que sejam preenchidas todas as vagas de juízes federais e o estabelecimento de regras na convocação de juízes para o tribunal. O novo presidente também falou sobre a atuação da PF no caso da "Operação Têmis" e agradeceu a presença de todos, inclusive dos familiares, lembrando que a diretoria atuará em conjunto.

Após o discurso do novo presidente, a cerimônia de posse foi encerrada e foi um realizado um coquetel.

Nova Diretoria:

Presidente: Ricardo de Castro Nascimento

Vice-Presidente: Carlos Alberto Loverra

Diretor Secretário: Nelson de Freitas Porfírio Junior

Diretor Financeiro e do Patrimônio: Erik Frederico Gramstrup

Diretora Cultural: Vera Lucia Rocha Souza Jucovsky

Diretor de Comunicação Social: Fernão Pompêo de Camargo

Diretor Social e de Convênios: Higino Cinacchi Junior

Diretor de Assuntos Jurídicos e Informática: Fernando David Fonseca Gonçalves

Diretor de Relações Institucionais: Luiz de Lima Stefanini

Diretora de Ações Sociais e Cidadania: Maria Isabel do Prado

Diretor de Assuntos Legislativos: Roberto Lemos dos Santos Filho

Diretor de Jornal e Revista: Sidmar Dias Martins

Conselho Fiscal: Ricardo Geraldo Rezende Silveira,Jairo da Silva Pinto,Valdirene Ribeiro de Souza Falcão

Suplentes: Leonardo Estevam de Assis Zanini, Edevaldo de Medeiros, Márcia Hoffmann do Amaral e Silva Turri

____________________