MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça Federal obtém doação de terreno para construção de Pólo Administrativo em Ribeirão Preto

Justiça Federal obtém doação de terreno para construção de Pólo Administrativo em Ribeirão Preto

Da Redação

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Atualizado às 09:28


TRF/3ª Região

 

Justiça Federal obtém doação de terreno para construção de Pólo Administrativo em Ribeirão Preto

 

Foi assinado na última sexta, 22/6, o termo de doação da Prefeitura de Ribeirão Preto para a Justiça Federal de um terreno de 6 mil m2 às margens da Rodovia Anhangüera destinado a construção de um futuro pólo administrativo judiciário na região.


Assinaram o documento o prefeito Welson Gasparini e a presidente do Tribunal Regional Federal 3ª Região, desembargadora Marli Ferreira, durante ato solene realizado na sede da administração municipal na presença de várias autoridades. O ato estava previsto na Lei Complementar Municipal 2180, de 16/5/2007.

 

A primeira cessão desta área à Justiça foi em 2002, com o compromisso de que as obras tivessem início em prazo de cinco anos, o que não ocorreu devido ao contingenciamento de verbas determinado pelo Governo Federal no período em que a desembargadora Diva Malerbi respondia pela presidência do TRF/3ª Região (2005-2007). "Tivemos que interromper vários projetos do Tribunal por conta disso, que atingiu todo o País. Então nós não tínhamos condições (de iniciar a construção anteriormente)", explicou a atual presidente do TRF, que assumiu a função em maio último.

 

Por sugestão do Conselho da Justiça Federal, a cidade foi escolhida para abrigar o centro administrativo federal que vai beneficiar 92 municípios das localidades de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos e Araraquara. Neste local, serão instalados um auditório para eventos, um centro de capacitação para servidores e um depósito de materiais de escritório e peças de reposição que vão servir às demais Subseções Judiciárias, entre outras utilizações. A Escola de Magistratura terá um local para ministrar aulas e seminários para juízes, servidores e advogados.

 

"Isto representa mais uma grande conquista não só para Ribeirão Preto, mas para todos estes municípios que estão vinculados à região", destacou o prefeito Welson Gasparini. O juiz federal Paulo Ricardo Arena Filho, diretor do Fórum de Ribeirão Preto, afirmou que o espaço será fundamental para uma melhor organização local da Justiça Federal. "Nós agradecemos muito a Prefeitura e a Câmara Municipal por ter compreendido esta idéia ao nos repassar este terreno", afirmou.

 

A desembargadora Marli Ferreira, presidente do TRF/3ª Região, reafirmou que a doação da área estimula o desenvolvimento de projetos para Ribeirão Preto, que necessita especialmente de expansão dos Juizados Especiais Federais. Segundo ela, os JEF's estão bastante sobrecarregados e por isso a necessidade de crescimento da Justiça Federal na localidade.

 

"Temos estas demandas, como o do centro de treinamento, porque esta administração está instalando equipamentos de teleconferência online em todas as Subseções Judiciárias. Assim, juízes e servidores não vão mais precisar se locomover tanto", enfatizou a presidente do TRF/3ª Região. Com o terreno em mãos, a Justiça Federal partirá agora para a consolidação do projeto de ocupação deste novo espaço. Em data a ser definida, a desembargadora Marli Ferreira irá se reunir com os juízes federais de Ribeirão Preto com este objetivo.


____________________