MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Defensoria pública e OAB/SP assinam convênio de assistência judiciária

Defensoria pública e OAB/SP assinam convênio de assistência judiciária

Da Redação

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Atualizado às 08:51


OAB/SP

Novo convênio de assistência judiciária

Ontem, às 15h30, na sede da OAB/SP (Praça da Sé, 385), a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e a OAB/SP firmaram novo Convênio de Assistência Judiciária e Jurídica gratuita para atender a população carente do Estado. Até a criação da Defensoria, o convênio era mantido com a Procuradoria Geral do Estado, desde 1986.

O valor total do convênio firmado entre a Defensoria Pública e a OAB/SP será de R$ 284 milhões. Até a homologação de uma nova lista de advogados inscritos, cuja inscrição deve ocorrer no prazo de 30 dias, será utilizada a lista atual. Pelo novo convênio, as inscrições serão anuais e o advogado não precisará renovar sua inscrição, apenas atualizar e confirmar os dados.

Em 2005, os 47 mil advogados inscritos no convênio atenderam 599.291 pessoas carentes e, em 2006, este número subiu para 648.790, totalizando mais de um milhão e pessoas beneficiadas pela assistência judiciária nos dois últimos anos. O atendimento é realizado na maioria das 218 Subsecções da Ordem no Estado, onde não haja unidades da Defensoria Pública, que está instalada na Capital e 21 regionais no Interior.

Após assinar o convênio, o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, ressaltou que a Defensoria Pública teve na OAB/SP uma parceira e incentivadora para sua criação. "Hoje, ultimando este período longo de negociações entre a OAB/SP e a Defensoria Pública temos o coroamento deste trabalho. A expectativa da Advocacia ainda não foi totalmente satisfeita por conta de limitações que a própria Defensoria passou a ter como herança desse convênio antigo com a PGE. O convênio não se encerra aqui, ao ser assinado. Na verdade, firma compromisso da Defensoria e da OAB/SP de pleitearem melhores condições para o novo convênio junto ao Executivo e Legislativo", afirmou D'Urso.

O presidente da OAB/SP comentou que o crescimento da demanda anual do convênio tem sido entre 15% e 20% , mas que a Defensoria Pública não conta com recursos para fazer frente a este crescimento, por isso precisaria contar com novo aporte de recursos nos próximos orçamentos. "Estamos visando dar melhores condições para o cumprimento da cidadania e para que o Estado reconheça o trabalho que o advogado presta, levando assistência judiciária a todos os pontos de São Paulo", ressalta D'Urso.

Na avaliação da defensora pública geral, Cristina Guelfi Gonçalves, o convênio é só o primeiro passo em direção ao aperfeiçoamento da parceria entre a Defensoria e a OAB/SP. "Procuramos neste trabalho rever todas as cláusulas, aperfeiçoar este convênio, tanto a equipe da Defensoria Pública, quanto da OAB/SP, e vamos tentar no próximo ano fazer a revisão novamente. Há questões a avançar. É um trabalho contínuo entre a Defensoria e OAB/SP", ponderou.

"Durante todo o processo de negociação entre a OAB/SP e a Defensoria Pública houve transparência e busca de entendimento de ambas as partes", avalia Marcos da Costa, diretor tesoureiro da OAB/SP e presidente da Comissão de Negociações do Convênio de Assistência Judiciária. "Quero manifestar-me, mais uma vez, sobre o ambiente de absoluta integração que iniciamos com a Defensoria Pública. As duas instituições se preocuparam em promover uma verdadeira parceria. Muitos avanços não foram possíveis por falta de estrutura material e financeira , mas já a partir de amanhã sentaremos à mesa para uma revisão do convênio", afirmou Costa.

Para Marcos Bernardelli, ex-presidente da Comissão de Assistência Judiciária e membro da Comissão de negociação, o convênio firmado com a Defensoria Pública reúne muitos pontos positivos, como reajuste da tabela de honorários pelo índice legal (4,88%), revisão da maioria das cláusulas, repasse das despesas administrativas que a OAB/SP tem com o convênio, "Foi um ganho também o fato de a Defensoria Pública passar a ter uma noção geral que sem a OAB/SP e o trabalho abnegado desses advogados, a Assistência Judiciária no Estado de São Paulo não seria bem realizada", comentou.

O presidente e o tesoureiro da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso e Marcos da Costa, agradeceram nominalmente o empenho de todos os membros da Comissão de Negociação: Luiz Antônio Ignácio , Marcos José Bernardelli , Rossano Rossi e Valdomiro Pisanelli.

______________

 

 

 

_______________