MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ministra da Economia da Argentina renuncia em meio a escândalo político

Ministra da Economia da Argentina renuncia em meio a escândalo político

Da Redação

terça-feira, 17 de julho de 2007

Atualizado às 08:19


Bolsa de dinheiro

Ministra da Economia da Argentina renuncia em meio a escândalo

Felisa Miceli é investigada pela Justiça por uma bolsa de dinheiro encontrada no banheiro do seu gabinete, no mês passado. Poucas horas depois da confirmação oficial da renúncia da ministra, o chefe de gabinete da Presidência, Alberto Fernández, anunciou o nome do atual secretário de Indústria, Miguel Peirano, para assumir a pasta.

Economista e defensor da indústria argentina, Peirano, 40 anos, trabalhou na União Industrial Argentina - UIA, entidade que costuma ser definida como protecionista por empresários brasileiros. O novo ministro é considerado "desenvolvimentista", segundo analistas.

Peirano integra a equipe econômica argentina desde que o ministro da pasta era Roberto Lavagna e é conhecido de empresários e autoridades do governo do Brasil, com os quais já se reuniu em diferentes ocasiões para discutir disputas comerciais ou questões do ramo.

De acordo com analistas, Peirano deve manter a atual política econômica de desvalorização do peso frente ao dólar e um discurso em defesa do capital nacional.

Banheiro-gate

Na carta de demissão, divulgada pelo Ministério da Economia, Felisa Miceli diz que seu pedido é "irrevogável" e que renunciou para enfrentar a justiça "como pessoa comum".

"Não quero prejudicar o presidente por uma bobagem que cometi", teria dito Miceli ao entregar sua demissão ao chefe de gabinete da Presidência.

Os problemas de Miceli começaram quando o jornal Perfil publicou a notícia de que bombeiros haviam encontrado, em um trabalho de rotina no gabinete da ministra, uma bolsa com cerca de US$ 240 mil (entre pesos, euros e dólares).

Em diferentes emissoras de rádio, Miceli afirmou que, na verdade, tinha deixado cerca de US$ 65 mil no banheiro e que o dinheiro seria usado na compra de um imóvel.

A Justiça começou a investigar o caso, pediu explicações à ministra e realizou uma batida no armário do banheiro onde a bolsa foi encontrada e no Banco Central.

O dinheiro tinha uma fita de papel da autoridade monetária, o que, para a oposição, provava que a ministra poderia não estar dizendo a verdade ao argumentar que o dinheiro havia sido emprestado por um irmão, Horacio - agora, também na mira dos investigadores.

Conspiração

Parlamentares da oposição cobravam ainda nesta semana um depoimento de Miceli no Congresso Nacional, no caso que foi batizado pelos argentinos de "banheiro-gate" e "bolsa-gate".

Os mesmos parlamentares também pedem explicações à secretária de Meio Ambiente, Romina Picolotti, acusada em uma reportagem do jornal Clarin de contratar familiares e de outras irregularidades.

Nos dois casos, de Miceli e Picolotti, o governo acusava os adversários políticos e a imprensa de "conspiração", como afirmou Fernández, na semana passada.

A demissão da ministra foi confirmada oficialmente pela assessoria de Miceli no Ministério da Economia no final da tarde desta segunda-feira.

A saída de Miceli ocorre a pouco mais de três meses das eleições presidenciais, marcadas para o dia 28 de outubro.

Desde 2005, com a saída do então ministro Roberto Lavagna (agora candidato presidencial e opositor de Kirchner), analistas do mercado e assessores do governo afirmam que o "verdadeiro ministro" é o presidente.

_______
___________

Fonte: BBC Brasil
__________________