MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Se essa rua fosse minha

Se essa rua fosse minha

Noite de autógrafos do livro ´Se essa rua fosse minha´

Da Redação

quarta-feira, 31 de março de 2004

Atualizado às 09:29

 

Lançamento

 

Acontece nesta quinta-feira, às 19h, noite de autógrafos do livro 'Se essa rua fosse minha - Descobrindo a história das ruas paulistanas', da autora Cacilda Affonso Ferreira. O evento será realizado na Livraria Cultura Conjunto Nacional, localizada na avenida Paulista, 2073, SP.

 

O livro mostra a história da autora, que todas as manhãs, em seu programa diário na Rádio Eldorado, narra as peculiaridades e as curiosidades das ruas, avenidas, vilas, praças e bairros da cidade de São Paulo. Durante esse período, ela recebeu inúmeros pedidos para que contasse a origem dos nomes dos lugares onde seus ouvintes moravam, e logo percebeu que a única solução para atender à maioria seria escrever um livro sobre o assunto.

 

Depois de realizar a pesquisa, nasceu 'Se essa rua fosse minha', que tem como objetivo, atender à grande legião de ouvintes da autora e apresentar a história de diversos nomes além de elucidar os fatos que engendraram nomes de ruas curiosos.

 

Celebrando os 450 anos de São Paulo e o segundo aniversário do programa de rádio, o objetivo do livro não é apresentar um guia que explica os nomes das ruas de São Paulo. A obra é histórica e de caráter didático, convidando o leitor a realizar um exercício de cidadania ao chamar sua atenção para as tradicionais placas azuis dos cruzamentos, postes e muros da cidade.

_____________________________

 

Sobre a autora

 

Cacilda Affonso Ferreira é bacharel em Economia pela Universidade Mackenzie e pós-graduada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e também mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Foi diretora do Centro de Planejamento e Ação Comunitária (CEPAC) da Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo entre 1991 e 1993. Especialistas em políticas públicas e projetos socioculturais, foi idealizadora e coordenadora do Vida Melhor. Entre 1999 e 2003, foi assessora do presidente e coordenadora do Programa de Humanização do Porto de Santos - Companhia Docas do Estado de São Paulo. Atualmente é assessora da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e Comentarista na Rádio Eldorado AM 700, onde apresenta o programa diário Ruas & Avenidas - Crônicas sobre as ruas da cidade de São Paulo.

______________________