MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. ALESP presta homenagem ao jornalista Octavio Frias de Oliveira

ALESP presta homenagem ao jornalista Octavio Frias de Oliveira

X

Da Redação

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Atualizado às 10:00


Solenidade

Assembléia presta homenagem ao jornalista Octavio Frias de Oliveira

Com a presença do governador José Serra, do presidente Vaz de Lima e do primeiro secretário Donisete Braga, foi inaugurada nesta segunda-feira, 6/8, no Hall Monumental da Assembléia Legislativa, exposição de fotos sobre a trajetória do jornalista Octavio Frias de Oliveira, dono do grupo Folha de S.Paulo.

O evento abriu a homenagem que o Parlamento paulista prestou ao empresário em sessão solene com autoridades, personalidades do jornalismo e familiares. Durante a sessão solene, foi exibido vídeo sobre a vida de Octavio Frias de Oliveira e foi entregue homenagem ao editor-chefe do grupo Folha, Octavio Frias Filho.

Várias autoridades participaram da solenidade de inauguração da exposição em homenagem a Octavio Frias de Oliveira. A mostra contém fotos que retratam a trajetória do jornalista, morto no último dia 29 de abril aos 94 anos, e da Folha de S.Paulo. A exposição está aberta à visitação no Hall Monumental da Assembléia das 9h às 20h.

O governador José Serra declarou que toda a atividade empresarial de Frias teve sempre em mira o progresso e o desenvolvimento. "Ele criou uma marca no Estado de São Paulo e teve um papel importantíssimo nas lutas pela redemocratização do Brasil", disse Serra, destacando que Frias deixa o legado da capacidade empresarial, da qualidade humana e do espírito de luta.

Para o presidente Vaz de Lima, a homenagem é mais do que justa, pois trata-se do reconhecimento público daquele que soube viver e marcar os acontecimentos e a história.

Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, também participou da solenidade e afirmou que Frias foi um homem de coragem. "A Folha de S.Paulo foi fundamental na redemocratização do país e nas lutas pela liberdade." Alckmin ressaltou que Frias se destacava pela simplicidade, uma vez que "o verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos ao seu redor se sintam igualmente grandes homens".

Paulo Skaf, presidente da Fiesp, prestigiou a solenidade e afirmou: "a homenagem feita pela Assembléia vem em boa hora ao jornalista que foi um grande empresário no cenário brasileiro e, além de tudo, um cidadão sereno e inteligente".

Inovações e projeção nacional

Entre os presentes, vários jornalistas que trabalharam com Octavio Frias e que foram responsáveis por mudanças importantes na "filosofia" da Folha.

Renata Lo Prete, atual editora da seção Painel da Folha, falou sobre a instituição da figura do Ombudsman, função que já exerceu e que foi criada em 1989: "Desde que a função foi criada, a Folha teve a preocupação de garantir ao Ombudsman a liberdade para criticar o jornal e garantir que sua função seja vista pelos leitores e pela redação da Folha, como uma instituição independente do jornal".

Matinas Suzuki, que trabalhou na Folha em várias funções, inclusive como editor da Ilustrada e secretário de redação, acha que o momento mais importante do jornal foi durante Campanha das Diretas, quando a Folha ganhou projeção nacional. "A Folha era um jornal de São Paulo e já vinha com projetos de renovação, mas era um jornal conhecido apenas pelo público paulista. Com a campanha pelas eleições diretas para presidente, a Folha completa o ciclo de mudanças e se projeta com um jornal nacional."

Clovis Rossi, há 24 anos na Folha, também aponta como o período mais importante da Folha a Campanha das Diretas, principalmente para a história do país. Clovis Rossi diz que Octavio "foi um professor extraordinário como jornalista, embora se dissesse comerciante, nunca jornalista."

Na exposição de fotos que se pode observar no Hall Municipal, podemos ver um Octavio em trajes de soldado na Revolução Constitucionalista, assim como alguns de seus encontros com personalidades da vida nacional, com outros proprietários de jornal como Roberto Marinho e Assis Chateaubriand, nos momentos de crescimento tecnológico do grupo Folha, junto de funcionários e dos filhos que herdaram sua obra e que a ajudaram a se consolidar.

Frases

"Ele criou uma marca no Estado de São Paulo e teve um papel importantíssimo nas lutas pela redemocratização do Brasil."

José Serra
Governador do Estado de São Paulo

"Trata-se do reconhecimento público daquele que soube viver e marcar os acontecimentos e a história."

Vaz de Lima
Presidente da Assembléia Legislativa

"Foi um grande empresário no cenário brasileiro e, além de tudo, um cidadão sereno e inteligente."

Paulo Skaf
Presidente da Fiesp

"Foi um professor extraordinário como jornalista, embora se dissesse comerciante, nunca jornalista."

Clóvis Rossi
Colunista da Folha de S. Paulo

_________________