MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RJ - Justiça indefere pedido de policiais do Bope para assistir a pré-estréia de "Tropa de Elite"

TJ/RJ - Justiça indefere pedido de policiais do Bope para assistir a pré-estréia de "Tropa de Elite"

x

Da Redação

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Atualizado às 07:20


TJ/RJ

Justiça indefere pedido de policiais do Bope para assistir a pré-estréia de "Tropa de Elite"

Policiais integrantes do Batalhão de Operações Policiais - Bope não puderam assistir ontem à pré-estréia do filme "Tropa de Elite", na sessão de gala exclusiva para convidados no Cine Odeon, no Centro do Rio. A decisão foi da juíza Flávia Viveiros de Castro, da 1ª Vara Cível do Rio, que, na semana passada, indeferiu outro pedido dos mesmos autores para impedir a exibição do longa-metragem. Segundo eles, o filme ataca a corporação e viola a honra, a dignidade e até mesmo a integridade física dos policiais.

"Malgrado os autores estejam ansiosos e curiosos para conhecerem a versão final do filme "Tropa de Elite", no qual se dizem retratados de forma equivocada, a sessão de pré-estréia é para convidados e eles, certamente por lapso da produção, não foram chamados para a festa (que a rigor não existiria se não fossem seus personagens centrais)", afirmou.

A juíza disse também que não cabe à Justiça impor a presença de convidados num evento privado. "O evento é privado e a Justiça - salvo na iminência de um ilícito - não pode impor a presença dos demandantes. Indefere-se, portanto, o requerido", concluiu.

Na semana passada, ao indeferir pedido dos policiais de suspensão e veiculação do filme, a juíza Flávia Viveiros de Castro assegurou que a obra não ataca instituições e que as críticas são ao sistema. "Não existem ataques às instituições. As críticas feitas (o discurso do personagem principal várias vezes o refere) são ao sistema. E não há conceito mais aberto, mais indeterminado do que este", ressaltou.

A exibição desta quinta-feira do longa "Tropa de Elite" dá início à maratona de filmes do Festival do Rio 2007. Além do elenco e da produção do filme, estarão presentes convidados internacionais da Europa, Estados Unidos e América Latina.

________________