MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. UNAFE - União dos Advogados Públicos Federais do Brasil entra com representação no CNJ contra juíza de Alagoas

UNAFE - União dos Advogados Públicos Federais do Brasil entra com representação no CNJ contra juíza de Alagoas

X

Da Redação

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Atualizado às 08:44


Pedido

UNAFE entra com representação no CNJ contra juíza de Alagoas

A UNAFE - União dos Advogados Públicos Federais do Brasil - encaminhou na semana passada ao CNJ uma reclamação disciplinar contra a juíza Cíntia de Menezes Brunetta, magistrada do Juizado Especial Federal de Maceió/AL. O pedido foi formulado, segundo a UNAFE, em defesa da autonomia dos advogados públicos que atuam junto ao JEF/AL, que estão sofrendo coação por parte da representante do Poder Judiciário para celebrar acordos prejudiciais à previdência social e ao Estado brasileiro.

Segundo a UNAFE, nos últimos meses, para encerrar os litígios por meio de acordos, a juíza praticou atos abusivos reiteradamente, materializando a coação por meio da aplicação de multas indevidas e com representações feitas ao TCU sem qualquer fundamento na lei.

Para a UNAFE, a conciliação representa um importante fator para redução das demandas contra o Poder Público no Judiciário. Porém a entidade reforça que tais acordos não devem ultrapassar os limites impostos pela lei, assegurando assim que o patrimônio público não sofra perdas desnecessárias, comprometendo ainda mais direitos relativos à saúde, previdência e assistência social.

Para a UNAFE, a pressão e coação exercida pela Juíza Cíntia Menezes Brunetta é totalmente desnecessária, já que a advocacia pública tem consciência da economia que os acordos judiciais proporcionam aos cofres públicos, bem como dão maior agilidade às decisões da Justiça brasileira. Para a entidade, não se pode admitir que benefícios indevidos sejam concedidos, pois essa é uma conta com a qual a sociedade não deve arcar.

__________________