MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Olimpíadas

Olimpíadas

Rio está fora da disputa para ser sede dos Jogos de 2012

Da Redação

terça-feira, 18 de maio de 2004

Atualizado às 12:37

 

Olimpíadas

 

Rio está fora da disputa para ser sede dos Jogos de 2012

 

A esperança do Rio de Janeiro organizar as Olimpíadas de 2012 chegou ao fim hoje. O presidente do Comitê Olímpico Internacional, o belga Jacques Rogge, anunciou as finalistas para receber os Jogos. E a cidade brasileira ficou de fora da lista. Além do Rio, Havana, Leipzig e Istambul também foram preteridas.

 

As cinco finalistas são Paris, Nova York, Moscou, Londres e Madri. O anúncio marca uma nova fase do processo de escolha da sede, cuja votação final acontecerá no dia 6 de julho de 2005, em Cingapura.

 

Para decidir quem continuava na briga, o COI usou algumas categorias como parâmetro: infra-estrutura geral, acomodações, tanto para atletas como para turistas, além de sistema de transportes e segurança. O fator "insegurança" chegou a ser cogitado como estopim para a eliminação do Rio.

 

O Rio de Janeiro, que receberá os Jogos Pan-Americanos em 2007, tinha a esperança de ser a primeira cidade da América do Sul a organizar os Jogos Olímpicos. A cidade venceu São Paulo na seletiva brasileira.

 

Paris, que recebeu as Olimpíadas em 1900 e 1924, aparece como principal favorita a organizar os Jogos em 2012. A capital francesa teve sucesso em receber a Copa do Mundo, em 1998, e já tentou por duas vezes voltar a ser palco das Olimpíadas, em 1992 e 2008.

 

______________________ .