MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Renan Calheiros será julgado pelo Plenário no dia 4 de dezembro

Renan Calheiros será julgado pelo Plenário no dia 4 de dezembro

Da Redação

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Atualizado às 09:58


Deliberação

Renan Calheiros será julgado pelo Plenário no dia 4 de dezembro

Pouco depois de encerrada reunião da Comissão Diretora do Senado, na manhã de ontem, o presidente interino da Casa, senador Tião Viana, informou ter marcado para o dia 4 de dezembro, às 14h, a sessão em que o Plenário vai deliberar sobre a acusação de que Renan Calheiros faltou com o decoro parlamentar.

Trata-se da acusação de que o presidente licenciado do Senado firmou uma sociedade secreta com o empresário João Lyra para a compra de um jornal e duas emissoras de rádio em Alagoas. Há 14 dias, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, foi aprovado parecer favorável ao entendimento de que houve quebra de decoro parlamentar.

Ontem, por 17 votos a três, a CCJ aprovou parecer do senador Arthur Virgílio - PSDB/AM pela constitucionalidade do projeto de resolução do Conselho de Ética que sugere a perda de mandato de Renan e pelo encaminhamento da matéria ao Plenário. Ao informar aos jornalistas a data que o Plenário fará esse julgamento, Tião Viana disse que, em seguida, iria telefonar para Renan Calheiros, a fim de comunicar-lhe a decisão. E comentou:

"Se tem uma pessoa interessada em acabar logo com isso, é Renan", afirmou Tião Viana.

___________________