MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP - Parceria vai distribuir medicamentos a advogados carentes

OAB/SP - Parceria vai distribuir medicamentos a advogados carentes

Da Redação

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Atualizado às 08:51


OAB/SP

Parceria vai distribuir medicamentos a advogados carentes

A Ong VOS - Ver, Ouvir e Sorrir - Centro Viver de Otorrinolaringologia e Oftalmologia firmou ontem às 17h, na sede da Ordem, uma parceria com a OAB/SP e CAASP no sentido de destinar toda a captação de medicamentos - amostras grátis - doados por médicos à entidade seja encaminhada à Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo para distribuir para os advogados considerados carentes e portadores de doenças graves, crônicas ou incuráveis ou incapacitados de exercer sua atividade.

Desde 2005, a ONG vem desenvolvendo um trabalho de arrecadação de medicamentos com apoio do CRM, que cedeu o seu mailing para que o entidade pudesse atingir os 50 mil médicos da Grande São Paulo. "Todos os custos com correio foi bancado pelos membros da VOS que desenvolvem trabalho filantrópico", explica o médico Nelson Bruni Cabral de Freitas, diretor e fundador.

A presidente da entidade, Mônica Cabral de Freitas, afirma que hoje a ONG já possui doadores contínuos. "Antes do trabalho que vimos realizando de retirar e doar, muitos remédios pereciam nos consultórios porque não havia para quem direcionar, sendo que a medicação é cara, um antiinflamatório, por exemplo, custa cerca de 25 reais", afirma. Mônica ressalta, ainda, que a distribuição é realizada mediante receituário médico.

A idéia da parceria surgiu do secretário geral adjunto da OAB SP, José Maria Dias Neto. "Já conhecia o trabalho importante e reconhecido que a ONG desenvolvia, destinando medicamentos em grande escala para entidades como a maçonaria, creches, asilos, hospitais e vislumbrei a possibilidade de servir também aos advogados carentes, uma vez que a classe é numerosa", ponderou Dias Neto.

Para Sidney Ulliris Bortolato Alves, presidente da CAASP, a parceria será positiva. "Temos no Setor de benefícios cerca de 300 assistidos, advogados sem condições de atuar profissionalmente. Nossa idéia é as 32 farmácias façam a guarda do medicamento e possibilitem sua chegada aos que precisam, assim como estamos avaliando com as Subsecções caminhos para identificar estes carentes que hoje são muitos em todos estado, comentou".

Mônica Cabral de Freitas, presidente da ONG e advogada, agradeceu a possibilidade do trabalho conjunto, por ter firme crença na idoneidade e lisura da OAB/SP - CAASP para conduzir a distribuição dos medicamentos.

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, registrou agradecimentos aos representantes da Ong, ao secretário geral adjunto e aos diretores da CAIXA. "A CAASP certamente vai criar mecanismos de capilarização para estes medicamentos para que cheguem a quem precisa. Muitas vezes o que está faltando ao colega para retomar sua vida normal é este medicamento que, neste gesto humanitário, a ONG VOS traz para que possamos juntos realizar este trabalho no sentido de frutificar este ideal de ajudar os que efetivamente necessitam", concluiu D'Urso.

Participaram da assinatura do convênio toda as diretorias da OAB/SP e CAASP. Da OAB/SP: Márcia Regina Machado Melaré (vice-presidente); Arnor Gomes da Silva Júnior (secretário geral) Marcos da Costa, (diretor tesoureiro) e Tallulah Carvalho (diretora adjunta da Mulher Advogada) e o diretor cultural Umberto D'Urso. Da CAASP: Kozo Denda (vice-presidente), Laerte Soares (secretário-geral), Luis Ricardo Marcondes Martins (secretário-geral adjunto), Caio Luiz Bitencourt (tesoureiro), Jairo Haber, Pedro Eeiti Kuroki e Valter Tavares.

__________________

________________