MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Brasil em destaque

Brasil em destaque

Brasil recebe elogios dos EUA e do FMI

Da Redação

terça-feira, 8 de junho de 2004

Atualizado às 16:22


Brasil em destaque


O Brasil recebeu elogios do governo dos Estados Unidos e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Ambos destacaram os bons resultados da política econômica do país.

Durante discurso em conferência promovida pelo Council of the Americas, o secretário do Tesouro norte-americano, John Snow, disse que as conquistas da política monetária do Brasil e da Argentina merecem reconhecimento especial.

"As autoridades latino-americanas vêm perseguindo sólidas políticas fiscal e monetária. Seis das sete maiores economias da região (Brasil, Argentina, Colômbia, México, Chile e Peru) elevaram, com sucesso, o superávit primário do Orçamento para reduzir os níveis da dívida e reduziram, ou mantiveram, inflação baixa em 2003", afirmou.

Ressaltou que a gestão da dívida no Brasil é um dos pontos que levaram a uma melhora na estabilidade econômica:

"Uma maior confiança na política fiscal e a tendência de queda nas expectativas inflacionárias permitiram ao Banco Central (do Brasil) cortar agressivamente as taxas de juros nos últimos 10 meses".

Para a diretoria do FMI, a situação econômica do Brasil "vai bem", segundo o chefe da missão do Fundo, Philip Gerson, ao desembarcar ontem, em Brasília, para fazer a segunda revisão do acordo assinado no final do ano passado. Gerson considera normal o movimento dos mercados que afetou os preços dos ativos brasileiros:

"O mais importante é não prestar muita atenção nesses movimentos cotidianos - disse, acrescentando que o comportamento do mercado é uma onda passageira."

__________ ....