MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do Sorteio de obra "História do Direito do Trabalho"

Resultado do Sorteio de obra "História do Direito do Trabalho"

Da Redação

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Atualizado em 16 de janeiro de 2008 14:17


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "História do Direito do Trabalho" (136 p.), escrita por Gerson Lacerda Pistori e gentilmente oferecida pela Editora LTr.

Sobre a obra :

A História do Direito do Trabalho começa com a industrialização no século XIX?

Por que os livros de Direito do Trabalho, ao examinarem a sua história na Europa, geralmente não abordam o período denominado Idade Média?

Há relações e semelhanças entre o trabalho livre executado principalmente na Idade Média baixa, com o trabalho realizado no início da industrialização nos oitocentos, e o trabalho contemporâneo em plena época da globalização?

Essas questões pontuam e perpassam esta obra, que analisa histórica e juridicamente o período medieval em que o trabalho livre se estrutura na Europa.

Esta obra busca recuperar uma fase do trabalho humano livre não valorizada pela História do Direito do Trabalho, mas que apresenta as bases da revolução trabalhista verificada após a Revolução Industrial. Enfoca um período da Idade Média ocidental, principalmente entre os séculos XIII e XV, sob o prisma histórico, dando destaque ao Direito e ao Trabalho, em forma de dois painéis.

O primeiro painel, panorâmico, visualiza notadamente as relações sociais, religiosas, institucionais e jurídicas; e o segundo painel, aproximativo, observa como o trabalho livre se situava e se relacionava naquele período. Em decorrência dos painéis destacados apresentam-se as considerações finais com formato analítico e reflexivo, realizando um cotejo entre eles e o trabalho na contemporaneidade.

Na parte final, destacam-se as muitas similaridades com o atual momento histórico, em que a descentralização do poder do Estado e as características do trabalho horizontalizadas ensejam um estudo de relacionamentos entre essas épocas para uma melhor compreensão do contexto em que vivemos.

"História do Direito do Trabalho" é uma contribuição de grande valor e muito oportuna pelo talento e pelo trabalho de seu autor, o juiz, e mestre em Direito Gerson Lacerda Pistori, que conheço há cerca de trinta anos, sempre como intelectual atuante e voltado para as questões sociais e políticas do nosso país." - Pedro Paulo Teixeira Manaus, juiz Vice-Presidente Administrativo do TRT da 2ª. Região, que assina o prefácio da obra.

Sobre o autor :

Gerson Lacerda Pistori, juiz titular do TRT da 15ª região. Mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Professor Universitário.

______________

 Resultado :

  • Denise Barreto dos Santos, advogada em Vila Velha/ES

____________