MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do Sorteio de obra "Negociação Coletiva e Representatividade Sindical"

Resultado do Sorteio de obra "Negociação Coletiva e Representatividade Sindical"

Da Redação

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Atualizado em 21 de janeiro de 2008 14:41


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de sortear dois exemplares da obra "Negociação Coletiva e Representatividade Sindical" (160 p. - Editora LTr), escrita e gentilmente oferecida por Julio Maximiano Scudeler Neto.

Sobre a obra :

O século XX foi marcado por duas grandes guerras, enormes avanços tecnológicos, rapidez de comunicações e de transportes, múltiplos regimes políticos, democráticos ou autoritários, influenciados por diferentes doutrinas políticas como o liberalismo, o comunismo, o corporativismo, o socialismo, o neocorporativismo e o neoliberalismo, emergência de instituições internacionais, como a ONU, e de grupos regionais, como a União Européia e o Mercosul.

A mistura de todos estes fatores levou a uma modificação significativa na economia de âmbito mundial, uma economia global. Surge, então, o fenômeno chamado de globalização, marcado pela atuação de empresas multinacionais, pelo desenvolvimento do comércio internacional, pela migração de capitais e pelos avanços tecnológicos.

Agora no século XXI é de se prever que a tendência à globalização venha a acentuar cada vez mais. Nos dias de hoje, ser contrário à globalização significa oposição a uma tendência irreversível.

A negociação coletiva de trabalho tem um papel de suma importância pra o dinamismo do Direito do Trabalho numa economia de mercado globalizada. Nesse contexto está inserido o sindicato, como instituição e interlocutor social.

Inegável, portanto, a importância do Direito Coletivo do Trabalho que, no entanto, vem sendo pressionado por novas referências advindos da globalização econômica, da acirrada competividade entre as empresas que leva à necessidade de redução de custos, inclusive de mão-de-obra, da descentralização das unidades produtivas, da utilização de novas tecnologias nos meios de produção e da crise do emprego e dos próprios sindicatos.

Neste livro são tratados os temas que envolvem a negociação coletiva e o sindicalismo, com uma abordagem sobre os novos paradigmas que afetam as relações coletivas de trabalho: globalização, flexibilização mdas normas trabalhistas e a reforma sindical.

Sobre o autor :

Julio Maximiano Scudeler Neto é advogado especialista em Direito do Trabalho e Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Professor do curso de especialização em Direito do Trabalho (COGEAE/PUC-SP).

______________

 Resultado :

  • Aloisio Batista Gusmão, advogado em Governador Valadares/MG

  • Gustavo Juchem, advogado do escritório Juchem Advocacia, de Porto Alegre/RS

____________