MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do Sorteio de obra "Ira Implacável"

Resultado do Sorteio de obra "Ira Implacável"

Da Redação

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Atualizado em 28 de janeiro de 2008 11:02


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de sortear três exemplares da obra "Ira Implacável - Indícios de uma conspiração" (Razão Cultural Editora - 234 p.), escrita e gentilmente oferecida por Luis Eduardo Matta.

Sobre a obra :

O chanceler do Líbano, em visita oficial ao Brasil, é brutalmente assassinado ao deixar um coquetel no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Horas mais tarde, o secretário-geral das Nações Unidas recebe em seu gabinete uma carta reivindicando a autoria do atentado, seguida de um comunicado sinistro: dali a exatamente seis meses, no primeiro dia do outono no Hemisfério Norte, duas das mais importantes cidades do Oriente Médio - Beirute, no Líbano e Tel-Aviv, em Israel - serão inteiramente aniquiladas por um ataque simultâneo, monumental e devastador.

A ameaça fatalmente teria sido interpretada como uma mera brincadeira macabra, não fosse a carta assinada por Ali Ahmad.

Considerado, por governos e analistas ocidentais, o mais perigoso e misterioso terrorista de todos os tempos, Ali Ahmad celebrizou-se por sempre anunciar com antecedência datas e alvos de seus ataques. Nenhum serviço de inteligência ou força militar foi capaz de detê-lo em sua fúria alucinada que, no decorrer dos anos, deixou um rastro de sangue e destruição por onde passou. Diante de tal ameaça e certa de que, após um longo período em silêncio, Ali Ahmad não estaria blefando, a ONU articula a criação de um comitê diplomático-militar, encarregado de tomar medidas eficazes a fim de evitar a calamidade. É quando vem a público uma notícia inusitada, à primeira vista animadora, mas que poderá deflagrar uma crise ainda mais dramática: a assinatura de um tratado de paz entre Irã e Israel.

Para o general carioca Euzébio Vianna, um estrategista de alta patente que costuma passear pelo calçadão da praia de Copacabana em seus momentos de folga, a evidente convergência de tantos fatos envolvendo o Oriente Médio para o mesmo período esconde uma realidade perturbadora. Ele terá de correr contra o tempo a fim de desvendar essa intrincada trama antes que seja tarde demais.

Numa narrativa tensa e eletrizante, que conjuga ação contínua, suspense, intriga e terror, a história de Ira Implacável: Indícios de uma Conspiração se move do Rio de Janeiro às Nações Unidas, de Beirute a Tel-Aviv, de Paris a Jerusalém, com personagens marcantes, num ritmo ágil e avassalador que deixará o leitor com a respiração presa até o seu surpreendente final.

Sobre o autor :

Luis Eduardo Matta nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde mora, em 1974, descendente de libaneses pelo lado paterno. Iniciou sua carreira literária em 1993, aos 18 anos, com a publicação de Conexão Beirute-Teeran, um thriller com tinturas policiais, ambientado no pós-guerra do Líbano, que recebeu prefácio de Mansour Challita, ex-embaixador da Liga dos Estados Árabes e uma das maiores autoridades em assuntos de Oriente Médio no Brasil.

Escrevendo num ritmo frenético, Matta já tem projetos para vários outros livros - adultos e juvenis - na mesma linha do thriller, que pretende desenvolver com calma ao longo dos próximos anos. Quando não está isolado no seu escritório em Copacabana, às voltas com os enigmáticos enredos de suas histórias, ele pode ser visto passeando discretamente pelas ruas e alamedas do Rio de Janeiro, a cabeça muitas vezes a léguas de distância, à espera da visita inesperada de alguma idéia arrebatadora, capaz de alterar o destino de suas personagens e o rumo de sua narrativa.

Hoje, Luis Eduardo Matta é um dos expoentes do romance de suspense não-policial no Brasil e uma das vozes mais criativas e originais da nova literatura nacional. O "thriller verde-amarelo" já é uma realidade e outros escritores também estão enveredando pelo gênero, mostrando que é possível, sim, aliar entretenimento a qualidade numa literatura brasileira de suspense. Que venham novos livros e novas aventuras.

______________

 Resultado :

  • Luciano Petraquini Greco, advogado do escritório Almeida & Greco Advogados Associados, de Ribeirão Preto/SP 
  • Bruno Henrique Costa Correia, advogado em Maceió/AL
  • Guiomar Moraes Cosate, aposentada em Londrina/PR

____________