MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sob nova presidência, Quarta Turma do STJ presta homenagem ao ministro Quaglia Barbosa

Sob nova presidência, Quarta Turma do STJ presta homenagem ao ministro Quaglia Barbosa

Da Redação

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Atualizado às 08:20


Lágrimas e sorrisos

Sob nova presidência, Quarta Turma presta homenagem ao ministro Quaglia Barbosa

Lágrimas e sorrisos se confundiram na sessão de julgamento da Quarta Turma do STJ, na tarde de ontem. Ministros, servidores do Tribunal, membros do Ministério Público e advogados homenagearam o ministro Hélio Quaglia Barbosa, falecido na última sexta-feira, e, com votos de êxito, saudaram o ministro Massami Uyeda, que assumiu a presidência do órgão no lugar deixado pelo colega.

"Hélio Quaglia era uma gota no oceano", comparou o ministro João Otávio de Noronha, citando o filósofo Blaise Pascal, segundo quem o homem é insignificante frente ao gigantismo do universo, mas, por sua capacidade criativa, pode fazer a diferença. "Hélio Quaglia se destacava por sua inteligência, caridade, dignidade, hombridade, cultura, espírito construtivo, coleguismo e senso de justiça", resumiu o ministro. Esta última qualidade foi destacada como fator de sucesso na carreira de Quaglia Barbosa. "Era um homem justo, que enxergava além da letra da lei", ressaltou o ministro Noronha. Ele disse que se inspirou inúmeras vezes no "amigo", de quem tirou lições de cordialidade e equilíbrio. "Hélio Quaglia era o bem em forma de homem; por natureza, um conciliador."

O ministro Massami Uyeda lamentou estar assumindo a presidência da Quarta Turma num momento de tristeza. Lembrou que a atuação do ministro Quaglia Barbosa foi marcante, exemplo de retidão e busca pela justiça. Ambos foram colegas de faculdade e conheciam-se há 46 anos. "Hélio Quaglia tinha uma sensibilidade extraordinária e seus julgados eram ensinamentos", afirmou.

Os ministros Fernando Gonçalves e Aldir Passarinho Junior também renderam homenagens ao ministro Quaglia Barbosa, recordando o bom homem que era e a carreira vibrante que trilhou na magistratura. A coordenadora da Quarta Turma, Cláudia Austregésilo de Athayde Beck, falou em nome dos demais servidores do Tribunal, estendendo o pesar aos familiares do ministro. Servidores do gabinete do ministro Quaglia Barbosa estiveram presentes à homenagem.

________
___________

  • Leia mais

7/2/2008 - TJ/SP - Magistrados homenageiam ministro do STJ Hélio Quaglia Barbosa - clique aqui.

____________________