MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Café com o Presidente

Café com o Presidente

O governo encerrou na semana passada

Da Redação

segunda-feira, 28 de junho de 2004

Atualizado às 08:47

Café com o Presidente

 

O governo encerrou na semana passada um ciclo de viagens consideradas "estratégicas" para a economia brasileira. Na avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, essas viagens trouxeram resultados "extraordinários" ao país, especialmente no campo das exportações. "Nós já tivemos um grande aumento das exportações no primeiro ano de governo. Este ano, até agora, já estamos crescendo 25% mais do que no ano passado - e o importante é que não estamos exportando apenas produtos agrícolas, mas produtos manufaturados, como carros, aviões, carros e máquinas", disse Lula em seu programa quinzenal de rádio, "Café com o Presidente".

 

Confira a entrevista na íntegra:

 

Bom dia amigos em todo o Brasil. Eu sou Luiz Fara Monteiro e está começando mais um café com o presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Tudo bem presidente?

 

Presidente: Tudo bem Luiz.

 

Luiz: Presidente, o senhor acaba de fazer uma viagem para os EUA. O que essa viagem significa para o Brasil?

 

Presidente: Olha, significa muito. Nós estamos terminando um ciclo de viagens que nós tínhamos definido como estratégia de política externa do governo brasileiro. Nós viajamos para a América do Sul, África, Oriente Médio, Índia, China, Europa, México e agora fizemos essa viagem para os EUA, que é individualmente o maior parceiro comercial do Brasil. Essa viagem nós fizemos para, primeiro, apresentar as coisas boas que o Brasil tem e que o Brasil pode vender ao exterior e ao mesmo tempo dizer que o Brasil quer ter uma relação comercial, cultural e política mais ousada, eu diria mais positiva em que a gente possa exportar muito mais. E os resultados são extraordinários, nós já tivemos um grande aumento das exportações no primeiro ano de governo. Este ano, até agora, nós já estamos crescendo 25% a mais do que no ano passado, e o que é importante, é que não estamos exportando apenas produtos agrícolas, estamos exportando produtos manufaturados, carros, aviões, carros e máquinas. E também estão crescendo as nossas importações, sobretudo quando se trata de importar máquinas para modernizar as nossas indústrias e tornar o Brasil mais competitivo. Nós fizemos essa viagem porque entendíamos que era preciso dinamizar o comércio exterior do Brasil para que pudéssemos gerar mais oportunidades de trabalho, gerar crescimento na economia, gerar renda e gerar empregos para as pessoas. E isso,graças a Deus está acontecendo. Isso nunca acontece com a pressa, com o desejo que cada um brasileiro tem ou que o presidente da República tenha. Isso acontece no tempo em que as coisas estão amadurecendo. E eu volto para o Brasil convencido de que a viagem foi um sucesso, Luiz.

 

Luiz: O senhor disse que terminou um ciclo de viagens para promover o desenvolvimento. Qual a estratégia agora, Presidente, é alcançar ainda novos mercados ou solidificar a relação com novos mercados ou solidificar a relação com esses países, com esses blocos com os quais o senhor tem conversado em termo de comércio?

 

Presidente: Bom, nós temos que consolidar esses blocos ainda, porque o comércio mundial é uma disputa, todo mundo quer vender mais do que compra. Ou seja, nós temos que estar sempre produzindo produtos de boa qualidade a um preço mais barato para que a gente possa conseguir fazer os negócios que desejamos. Mas nós agora estamos com a preocupação de continuar fazendo as viagens, agora solidificar tudo que já foi plantado e ao mesmo tempo agora cuidar com muito carinho do mercado interno. Hoje eu tive uma notícia auspiciosa do ministro do Turismo, ou seja, o nosso turismo este ano até maio, nós já temos 347 milhões de dólares de superávit, numa demonstração de que está vindo mais gente para o Brasil do que gente viajando para o exterior. Isso para nós é ótimo, porque nós queremos fazer do turismo um grande instrumento de geração de riquezas, geração de empregos, trazendo divisas para o nosso país.

 

Luiz: Presidente, segundo o IBGE a taxa de desemprego teve uma queda importante: caiu de 13,1% em abril para 12,2% em maio. O que isso significa?

 

Presidente: Eu acredito que o desemprego tende a cair. Há muito o que fazer ainda.Quando a economia começa a crescer, num primeiro momento as empresas ao invés de contratarem novos funcionários, elas preferem pagar hora extra, porque ela precisa ter garantia de que o crescimento da economia é sustentável. No segundo momento é que ela começa a contratar pessoas.E já começar a contratar.Se você pegar de janeiro a abril, vai perceber que nós criamos 543 mil empregos formais de carteira profissional assinada. É o maior número desde 1992, ou seja, significa que as coisas estão acontecendo, nós ainda temos muito por fazer, nós queremos fazer com que a economia cresça mais rapidamente, agora que os micro-créditos começaram a funcionar, agora que o crédito com desconto em folha começa a dar seus primeiros resultados e eu estou convencido que a economia brasileira não tem mais ter retorno, ela vai ter um crescimento sustentável e será um crescimento contínuo. Para isso estamos trabalhando com muita seriedade, com muita maturidade porque nós temos consciência do que precisa ser feito no Brasil para que o Brasil continue crescendo.

 

Luiz: Presidente, está previsto para hoje o anuncio do Plano Safra 2004/2005 para a agricultura familiar, e esse tema afeta a vida de milhões de pessoas no Brasil afora, merece ser assunto de um de nossos próximos programas não?

 

Presidente: Eu acho importante porque o que nós estamos fazendo para a agricultura no Plano Safra 2004/2005 é uma coisa extraordinária, muito mais dinheiro do que nós aplicamos em 2003/ 2004. É importante que façamos um programa discutindo sobre a questão do Plano Safra e da nossa agricultura e sobretudo da Agricultura Familiar para ajudar o agricultor brasileiro.

 

Luiz: Obrigado, e até o próximo programa.

 

Presidente: Muito obrigado a você Luiz, e até daqui a 15 dias, no próximo programa. Um grande abraço a todos os ouvintes.

_________________..