MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP e SABESP firmam convênio pela despoluição do Rio Tietê

OAB/SP e SABESP firmam convênio pela despoluição do Rio Tietê

Da Redação

sexta-feira, 7 de março de 2008

Atualizado às 09:22


Meio ambiente

OAB/SP e Sabesp firmam convênio pela despoluição do Rio Tietê

Neste sábado, será firmado um convênio entre a OAB/SP e a Sabesp em favor da despoluição do Rio Tietê. Um grande evento - denominado 'Sabesp, OAB, Sociedade Civil e Você navegando em prol do Tietê' - marcará a assinatura do convênio entre o presidente da Ordem paulista, Luiz Flávio Borges D'Urso, e o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira.

"Este convênio têm ênfase na cidadania, nos mecanismos de conscientização da sociedade, na defesa do meio ambiente, na recuperação do rio Tietê e em iniciativas que, embora simples, têm grande repercussão, como reciclar o óleo de cozinha. Um litro de óleo polui um milhão de litros de água", lembra D'Urso.

O evento terá inicio às 9h na sede da Sabesp (Rua Costa Carvalho, 300, próximo à Sub-Prefeitura de Pinheiros e Marginal do Rio Pinheiros). Entre 9h30 e 10h, está programada uma visita ao Show Room da Estatal com apresentação do Projeto Tietê. Em seguida, os convidados conhecerão pessoalmente a situação do principal do rio do Estado de São Paulo. No Porto Cebolão, haverá o embarque na balsa Almirante do Lago e início da navegação no sentido ponte da Rodovia dos Bandeirantes, com apresentação do presidente do Instituto Navega São Paulo, João Nojiri.

Na embarcação, haverá ainda o lançamento e distribuição das diretrizes concorrenciais nas compras públicas da Sabesp, que será conduzida pelo superintendente jurídico da Sabesp e membro da Comissão de Cooperativismo e da Comissão de Estudos da Concorrência e Regulação Economia da OAB/SP, Adriano Stringhini. Às 11h, D'Urso e Gesner Oliveira assinam o Convênio Sabesp-OAB/SP, que trata de ações em direito ambiental, regulação e concorrência, e de programas para regularização de redes de água e esgoto em áreas de ocupação.

Além da Comissão de Estudos da Concorrência e Regulação Econômica, outras quatro Comissões da OAB/SP estão envolvidas no convênio: Direito Ambiental, Cooperativismo, Mulher Advogada e do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios. Por conta do Dia Internacional da Mulher, será realizada uma homenagem às donas-de-casa pela atuação em programas de coleta do óleo de cozinha, evitando que o produto seja despejado na rede de esgotos e levado para o rio. No encerramento do evento, os presidentes das entidades e autoridades plantarão mudas de árvores nas margens do Rio Tietê para simbolizar a união das instituições em prol das questões ambientais.

_________________

 

 

 

________________