MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Filme "Juízo" é antecipado aos estudantes da FAAP

Filme "Juízo" é antecipado aos estudantes da FAAP

Da Redação

segunda-feira, 10 de março de 2008

Atualizado às 08:23


Cinema

Filme "Juízo" é antecipado aos estudantes da FAAP

A trajetória de jovens infratores, menores de 18 anos, entre o instante da prisão e o julgamento é o tema de "Juízo", novo documentário da cineasta Maria Augusta Ramos, que tem pré-estréia marcada para hoje, na Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP.

Voltada aos estudantes, a exibição do filme será seguida por debate com os professores da Faculdade de Direito da Fundação e com operadores de Direito atuantes nessa área. A idéia é discutir a questão do menor infrator diante da lei, a atuação do Poder Judiciário, e a atividade cultural e contemporânea, suscitando uma reflexão sobre a realidade nacional.

"Juízo" traz imagens reais filmadas durante as audiências na II Vara da Justiça do Rio de Janeiro e visitas ao Instituto Padre Severino, local de reclusão dos menores infratores. Para garantir a veracidade, a cineasta utiliza personagens reais, como o juiz, os promotores e a família. No entanto, por ser vedada por lei a identificação de jovens infratores, no documentário eles foram substituídos por menores não-infratores que vivem em circunstâncias similares de risco social.

A pré-estréia do filme é uma parceria da Faculdade de Direito e da Faculdade de Comunicação da FAAP.

Serviço

  • "Pré-estréia do filme Juízo"

Data: 10/3/08 (Hoje)

Horário: 9h15

Local: FAAP - Rua Alagoas, 903 - Higienópolis - São Paulo/SP

_________________

_________________