sábado, 23 de janeiro de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

STF concede HC ao casal Hernandes, fundadores da Igreja Renascer em Cristo

quarta-feira, 12 de março de 2008


Bispos

STF concede HC ao casal Hernandes, fundadores da Igreja Renascer em Cristo

Fundadores da Igreja Renascer em Cristo, Sonia e Estevam Hernandes obtiveram HC 90756 (clique aqui) impetrado contra ordem de prisão preventiva decretada pela justiça paulista, em razão da suposta prática do crime de lavagem de dinheiro. A decisão, que concedeu o pedido, é da Primeira Turma do STF.

A prisão teria sido decretada porque o casal não compareceu à audiência de instrução e julgamento e, ao justificar a falta por meio de atestado médico, não constaria no documento a inscrição do responsável da clínica no CRM.

"O fato não viabiliza por si só a prisão preventiva", afirmou o ministro Marco Aurélio, relator do habeas, verificando que o caso é de excepcionalidade, motivo pelo qual superou a Súmula 691, do Supremo. Ele salientou que, conforme previsto no artigo 366 do CPP (clique aqui), caso o acusado não compareça a juízo - momento posterior à citação por edital, mas tenha representante legal - não haverá suspensão do processo nem do prazo prescricional.

Marco Aurélio entendeu que o casal estava submetido a constrangimento ilegal ao considerar "extravagante" a prisão preventiva, em razão de o decreto também não estar baseado no artigo 312, do CPP. "Mesmo no caso de citação por edital, só há suspensão no processo e do prazo prescricional se não houver advogado constituído, podendo o juiz, se for o caso, se houver enquadramento no 312, decretar a prisão", disse.

Para o ministro, o fato de os bispos responderem a outros processos na esfera cível "não constitui base jurídica para o cerceio da liberdade de ir e vir". "A prisão preventiva é sempre excepcional e deve se fazer lastreada em dados concretos que conduzam ao enquadramento no disposto no artigo 312, do CPP, e isso não ocorre na espécie", destacou Marco Aurélio, que, no mérito, foi acompanhado por todos os ministros do colegiado.

Dessa forma, por maioria, a Primeira Turma conheceu da impetração, vencidos os ministros Menezes Direito e Cármen Lúcia Antunes Rocha mas, por unanimidade, deferiu o pedido de habeas corpus.

_________
_____________

Leia mais

  • 19/4/2007 - STJ concede HC a fundadores da Igreja Renascer - clique aqui.

  • 5/3/2007 - Bispos da Renascer pedem HC no Supremo - clique aqui.

  • 1/2/2007 - Juiz do caso Renascer é ameaçado e MP afirma já ter suspeitos - clique aqui.

  • 30/1/2007 - Editora Globo terá de pagar indenização ao casal Hernandes - clique aqui.

  • 16/1/2007 - Bispos, presos em Miami, podem ser transferidos para a carceragem da Polícia de Imigração americana - clique aqui.

  • 12/1/2007 - MP/SP pede extradição dos fundadores da Igreja Renascer - clique aqui.

  • 11/1/2007 - Juiz brasileiro decreta prisão dos fundadores da Igreja Renascer - clique aqui.

  • 20/12/2006 - Fundadores da Igreja Renascer conseguem liminar para revogar ordem de prisão - clique aqui.

  • 15/12/2006 - Fundadores da Igreja Renascer têm pedido negado no STJ - clique aqui.

____________________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 12/3/2008 09:05