MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidente da OAB/SP visita novo procurador-geral da Justiça

Presidente da OAB/SP visita novo procurador-geral da Justiça

Da Redação

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Atualizado às 08:52


Encontro

Presidente da OAB/SP visita novo procurador-geral da Justiça

Prerrogativas profissionais e Quinto Constitucional foram os assuntos predominantes ao longo da visita que o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, fez ao novo procurador-geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira, na última quinta-feira, às 11h, na sede do MP/SP.

"Esta visita de cortesia tem o intuito de homenagear os novos integrantes da cúpula do MP/SP, reiterando nosso propósito de diálogo leal e franco e colocando a OAB/SP à disposição para iniciativas conjuntas em prol da cidadania", comentou D'Urso. Grella, por sua vez, destacou a importância desse trabalho conjunto entre as duas entidades, uma vez que ambas têm missão comum no interesse da Justiça. O novo procurador-geral também afirmou que o MP está aberto ao diálogo e reconhece a importância que a OAB/SP teve e tem na defesa da tutela das liberdades e dos interesses da sociedade.

O presidente da OAB/SP ponderou sobre a necessidade de conscientização a respeito das prerrogativas profissionais dos operadores do Direito. Grella considerou oportuno abrir o diálogo no sentido de contemplar um trabalho conjunto de várias entidades para difundir essa preocupação com as prerrogativas profissionais e até sugeriu a possibilidade da introdução desse tema na Escola Superior do MP.

D'Urso também convidou o chefe do MP para junto com a OAB/SP ampliar o diálogo com o TJ sobre o Quinto. "Defendemos o acesso aos tribunais, dos advogados e promotores, como forma de melhoria da qualidade dos julgamentos", ponderou D'Urso. Observou que no TJM, a Advocacia e o MP vinham revezando uma vaga, mas diante da nova lei assegurou-se um quinto efetivo das cadeiras às duas classes, como prevê a Constituição. Grella explicou que a questão do Quinto Constitucional vem sendo tratada pelo Colégio de Procuradores e pelo Órgão Especial do MP e é matéria de interesse da instituição.

O presidente da Ordem estava acompanhado do diretor-tesoureiro, Marcos da Costa; da conselheira e diretora-adjunta da Mulher Advogada, Tallulah Carvalho; da presidente da Subsecção de Campinas, Tereza D'Oro e do presidente da Associação dos Advogados de Campinas, Sidnei D'Oro. O procurador geral estava acompanhado do assessor especial, Paulo Sabella e de Hideo Shimizu, chefe de gabinete.

______________________

 

 

 

________________