MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OAB/BA exige de TJ respeito às prerrogativas dos advogados

OAB/BA exige de TJ respeito às prerrogativas dos advogados

Da Redação

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Atualizado às 09:55


Livre acesso

OAB/BA exige de TJ/BA respeito às prerrogativas dos advogados

O presidente da OAB/BA, Saul Quadros, enviou ofício esta semana à corregedora-geral do TJ/BA, desembargadora Telma Britto, solicitando empenho na garantia das prerrogativas dos advogados no âmbito do Judiciário estadual. O documento enumera exemplos de atitudes empreendidas por magistrados e serventuários da Justiça que põem em xeque a harmoniosa convivência entre a magistratura e a advocacia.

Saul Quadros cita o artigo 7º da Lei n° 8.906/94 (clique aqui), que assegura ao advogado o direito de ingressar livremente nas salas de audiência, secretarias, cartórios, ofícios de Justiça, serviços notariais e de registro, delegacias, prisões e qualquer recinto em que funcione repartição judicial ou outro serviço público onde o advogado deva praticar ato ou colher prova ou informação útil ao exercício da sua atividade profissional.

"Temos acompanhado fatos lamentáveis de juízes e serventuários que insistem em restringir a atividade dos advogados. A OAB não permitirá tais situações e empreenderá todos os esforços necessários para fazer cessar esse tipo de prática e garantir que elas não voltem a ocorrer". No ofício, o presidente da Seccional baiana também cita portarias e atos administrativos expedidos por magistrados limitando o acesso dos advogados aos serviços dos cartórios. Outra queixa levada pela Ordem à Corregedoria Geral do TJ refere-se à prática de alguns juízes que insistem em não receber advogados e em dificultar o acesso dos mesmos aos processos judiciais ou administrativos.

_________
_____________

Leia mais

  • 10/4/2008 - Senado aprova proposta que protege a inviolabilidade do escritório de advocacia, bem como todas as prerrogativas do profissional de advocacia - clique aqui.

________________________