quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Texto da reforma tributária já tem até o momento 183 emendas

quarta-feira, 21 de maio de 2008


Proposta de emenda

Texto da reforma tributária já tem 183 emendas 

Até o momento, o texto da proposta de emenda à Constituição da reforma tributária recebeu 183 emendas e o número deve chegar a 200, segundo informou o presidente da Comissão Especial que analisa a matéria, deputado Antonio Palocci - PT/SP.

Palocci lembrou que a proposta de criação de um novo imposto do tipo da CPMF, como chegou a ser acenado anteontem por alguns parlamentares, para reforçar o caixa da saúde, poderia ser incluída como emenda no texto da reforma.

"Se houver emenda propondo, vai ser discutida. Se vai ser aprovada ou não, não sei".

Para Palocci não é prioridade da reforma tributária criar impostos, e a discussão dentro de proposta de reforma tributaria não é adequada. O deputado concordou, no entanto, que é importante procurar uma fonte de financiamento para a saúde.

"Se é CPMF ou não, não acho fundamental. O que não se pode aprovar é um projeto de despesa sem receita, inclusive a Lei de Responsabilidade Fiscal impede isso".

Sobre a possibilidade de o governo usar o excesso de arrecadação para financiar a saúde em vez de usar no fundo soberano, Palocci não respondeu. Ele afirmou que é importante observar se existe realmente excesso de arrecadação.

"Acho que o ministro Mantega foi cauteloso ao não dizer se há um excesso de arracadação neste momento e, se houver, ele vai transformar em poupança pública".

De acordo com o calendário de tramitação da proposta de reforma tributária divulgado pelo relator, deputado Sandro Mabel - PR/GO, o texto deve estar aprovado na Câmara nos dias 16 ou 17/7.

O calendário prevê que as audiências públicas internas e externas devem terminar no dia 15/6. Nos dias 20 a 27 de junho está prevista a apreciação do relatório na comissão; nos dias 8 ou 9/7, votação em primeiro turno no plenário e 15 ou 16, a votação em segundo turno.

_________________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 21/5/2008 09:26