MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. "Programa Conheça a OAB" traz estudantes de direito para a entidade

"Programa Conheça a OAB" traz estudantes de direito para a entidade

Da Redação

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Atualizado às 09:06


Visitas

"Programa Conheça a OAB" traz estudantes de direito para a entidade

Cerca de 120 estudantes de Direito da UniRadial, lotaram o auditório da OAB/SP, na tarde do dia 16/5, para participar do Programa "Conheça a OAB", promovido pela Comissão de Desenvolvimento Acadêmico e implantado desde junho de 2005.

O Programa já trouxe centenas de estudantes de cursos de ensino jurídicos tanto da capital paulista quanto do interior/litoral para os primeiros contatos com a profissão, com profissionais mais experientes e com a infra-estrutura da entidade, que reúne cerca de 270 mil advogados inscritos em todo o Estado de São Paulo; possui três mil funcionários; 218 subsecções e mantém cerca de 900 pontos de apoio aos advogados.

"Essa aproximação se dá com que a Ordem tem de melhor, que são as palestras, debates e reuniões que ajudam a aprimorar os conhecimentos acadêmicos dos estudantes", destaca Alessandro Brecailo, membro do TED, que presidiu a mesa de trabalhos do evento. Ele destacou a importância do conhecimento para o Exame de Ordem e a conquista da almejada Carteira de Ordem que abre as portas ao ingresso na corporação com sete décadas de serviços prestados à sociedade brasileira e, em especial paulista. "De forma inédita, a OAB SP está abrindo suas portas para que o estudante conheça a entidade que o representará quando estiver formado e atuando no mercado de trabalho", reforça o presidente da Comissão de Desenvolvimento Acadêmico, Valmir Alves de Siqueira.

Nessas visitas, os participantes conhecem o funcionamento e os propósitos da Comissão do Jovem Advogado, que tem como escopo maior incentivar os profissionais novatos para participarem da vida político-institucional da Ordem. Visitam também o Departamento de Cultura e Eventos; o Setor de Atendimento; a Comissão de Seleção e Inscrição; a Diretoria da OAB; a Comissão de Direitos e Prerrogativas, a Comissão de Estágio e Exame de Ordem e o Tribunal de Ética e Disciplina. Isso, sem contar a estrutura da CAASP, o braço assistencial da OAB paulista.

"Muitas vezes, o estagiário e o jovem advogado desconhecem a dimensão do trabalho da entidade e, por isso mesmo, deixam de se beneficiar de uma série de serviços que são pensados e estruturados com a finalidade única de servir ao advogado, que é o nosso público-alvo", analisa o presidente da OAB/SP - Luiz Flávio Borges D'Urso.

O evento parte sempre do princípio de que o estudante ainda desconhece a entidade. Então, um vídeo institucional de 10 minutos se encarrega da apresentação de todas as atividades políticas, sociais e corporativas da OAB/SP, que está comemorando 75 anos de fundação. Lembra as lutas pela defesa da cidadania e da democracia; a liderança da Ordem em movimentos que marcaram o cenário urbano de São Paulo nos últimos anos; e a ações que visam fortalecer o exercício da profissão através da defesa das prerrogativas e direitos da advocacia.

A próxima visita acontece no dia 30/5 e reunirá alunos da UniRadial e Faculdades Integradas de Bebedouro.

__________________

 

 

 

________________