MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ define nomes que compõem lista tríplice destinada à vaga de TRF

STJ define nomes que compõem lista tríplice destinada à vaga de TRF

x

Da Redação

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Atualizado às 09:00


Vaga no STJ de TRF

STJ define nomes que compõem lista tríplice destinada à vaga de TRF

Duas desembargadoras federais do TRF da 1ª região e um desembargador federal da 2ª região foram escolhidos para compor a lista tríplice que será encaminhada ao presidente Lula para a escolha do novo ministro do STJ. Os ministros escolheram três desembargadores federais em uma lista de 23 nomes interessados em concorrer à vaga aberta com a aposentadoria do ministro José Delgado, no último dia 5.

Em primeiro escrutínio, foram escolhidos os desembargadores Benedito Gonçalves, do TRF/2, com 21 votos, e Assusete Dumont Reis Magalhães, do TRF/1, com 18 votos. Em segundo escrutínio, foi escolhida a desembargadora Maria Isabel Diniz Gallotti Rodrigues, do TRF/1, com 17 votos (no primeiro escrutínio obteve 14 votos).

Também foram votados os desembargadores federais I'talo Fioranti Sabo Mendes (TRF/1, 12 votos em primeiro escrutínio e 12 no segundo), Suzana de Camargo Gomes (TRF/3, 11 votos), Marga Inge Barth Tessler (TRF/4, 8 votos), Marli Marques Ferreira (TRF/3, 2 votos) e Fábio Prieto de Souza (TRF/3, 1 voto).

A listagem segue para apreciação do presidente da República, que indica um nome e, uma vez escolhido, é encaminhado para aprovação do Senado Federal.

  • Perfis

Benedito Gonçalves

Carioca, Benedito Gonçalves é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Direito Processual Civil e mestrado pela Universidade Estácio de Sá. Juiz de carreira, Benedito Gonçalves chegou à magistratura em 1988, alcançando o cargo de juiz do Tribunal Regional Federal da 2ª Região por merecimento, em dezembro de 1998. Antes de ser juiz, o magistrado foi servidor público federal e exerceu o cargo de delegado de Polícia no Distrito Federal. Professor, leciona Introdução ao Estudo do Direito e Direito Processual Civil como titular na Universidade Estácio de Sá (RJ). No biênio 2003/2005 foi diretor de Pesquisa da Escola de Magistratura Regional Federal - EMARF e membro do Conselho de Administração do TRF2, com mandato no biênio 2005/2007.

Assusete Dumont Reis Magalhães

Mineira de Serro, Assusete Dumont Reis Magalhães integra o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, do qual foi presidente durante o biênio 2006/2008, desde 1993, tribunal a que chegou promovida por merecimento. Juíza de carreira - ingressou na Justiça Federal em setembro de 1984 -, a magistrada é formada em Letras e Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Dentre outros cursos e simpósios, participou, em Londres, no King's College - Universidade de Londres, do Seminário de Estudos Jurídicos em 1990 e de curso de pós-graduação na Universidade Lusíada, em Porto/Portugal, em 2001. Antes de abraçar a magistratura, Assusete Magalhães foi assessora jurídica na Delegacia Regional do Trabalho de Minas Gerais até 1976, deixando esse emprego para assumir a função de procuradora autárquica do Iapas, cargo que exerceu até 1982. Entre 1982 e 1984, foi procuradora da República.

Maria Isabel Diniz Gallotti Rodrigues

Maria Isabel Diniz Gallotti Rodrigues é natural de Brasília. Graduada em Direito pela Universidade de Brasília em 1985, onde também concluiu Mestrado em Direito e Estado em 1988, a desembargadora ingressou no TRF1 na vaga do quinto constitucional destinada a membros do Ministério Público. Atuou, de 1985 a 1989, como advogada perante o Supremo Tribunal Federal, Tribunais Superiores, Justiça Federal, do Trabalho e do Distrito Federal. Foi curadora especial em sentenças estrangeiras de 1987 a 1989, por designação do ministro presidente do STF, tendo sido nomeada procuradora da República de 2ª categoria em dezembro de 1989. Foi promovida ao cargo de procurador Regional da República em 1996, passando a oficiar perante o TRF1 e designada procuradora-chefe da Procuradoria Regional da República da 1ª Região em 1997.

___________
_____________

Leia mais

  • 18/6/08 - Vinte e três integrantes de TRFs concorrem à vaga de ministro do STJ - clique aqui.

______________