MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançamento de obra "1932 - Imagens de uma Revolução"

Lançamento de obra "1932 - Imagens de uma Revolução"

Da Redação

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Atualizado às 07:38


Lançamento

"1932 - Imagens de uma Revolução" lançado em grande noite em São Paulo

Marco Antonio Villa, historiador e professor da UFSCAR -Universidade Federal de São Carlos, lançou na última terça-feira, em São Paulo, a obra "1932 - Imagens de uma Revolução".

O evento aconteceu na Casa das Rosas e contou com a participação do governador do estado de São Paulo, José Serra, e do presidente do TJ, desembargador Roberto Bellocchi.

 
Capa da obra

O livro tem como elemento central a questão democrática da Revolução Constitucionalista, que na semana passada completou 76 anos. No texto, Marco Antonio Villa assume as contradições inerentes à Revolução de 1932, quando São Paulo buscou democratizar o país, derrubando o Governo Provisório de Getúlio Vargas, então uma ditadura, e as tentativas fracassadas de ampliá-la a outros estados.

Divulgação


O governador José Serra recebe o livro autografado por Marco Antonio Villa

"É uma obra documentada e ao mesmo tempo descritiva. Trata-se de um marco na literatura a respeito de 32, porque atualiza muita coisa e levanta-se também muitas hipóteses para o futuro", afirmou o governador José Serra.

"Apesar de ficar restrito a São Paulo, este foi o maior conflito desde os primeiros anos da República e debater a Revolução Constitucionalista é uma necessidade histórica e política", disse Villa.

O autor também ainda destaca na obra os trabalhos realizados na música e na literatura por alguns intelectuais da época, como Oswald de Andrade e Cassiano Ricardo, Sertório de Castro, Arnon de Mello, Almachio Diniz, Cornélio Pires, Fagundes Varella e Francisco Mignone, Guilherme de Almeida e Marcelo Tupinambá, Augusto Miranda e Carlos Drummond de Andrade.

"1932 - Imagens de uma Revolução" é uma edição da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

__________