MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado de Sorteio de obra "O Devido Processo Legal e os Princípios da Razoabilidade e da Proporcionalidade"

Resultado de Sorteio de obra "O Devido Processo Legal e os Princípios da Razoabilidade e da Proporcionalidade"

Da Redação

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Atualizado em 31 de julho de 2008 11:10


Sorteio da obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "O Devido Processo Legal e os Princípios da Razoabilidade e da Proporcionalidade" (472 p.), escrita por Carlos Roberto Siqueira Castro, advogado sócio do escritório Siqueira Castro Advogados, gentilmente oferecida pela Editora Forense.

Sobre a obra:

Este livro constitui a edição revista e ampliada da obra que se tornou clássica no Direito Constitucional Brasileiro, intitulada o devido processo legal e a razoabilidade das leis na nova Constituição do Brasil, editada nos idos de 1989, em seguida à promulgação da Constituição Democrática de 1988.

O autor é um dos mais respeitados constitucionalistas democratas de nosso País. A ele se deve, na qualidade de assessor da Assembléia Nacional Constituinte, a formulação e introdução da garantia do devido processo legal, conforme inscrita no art. 5º, inciso LIV, do Estatuto Supremo: "Ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal".

Esta garantia tornou-se, ao lado do princípio da igualdade ou da isonomia, o mais recorrente instrumento constitucional para assegurar padrão de legalidade e de correção de toda sorte de abusos e lesões a direitos, não apenas na esfera pública, mas também nas relações privadas.

Essa concepção substantiva do devido processo legal abriga e incorpora os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, que são estudados com exemplares ilustração histórica e rigor teórico. E tal é feito sempre cotejando o acervo da jurisprudência dos tribunais que se formou a partir da promulgação da Constituição, afim de oferecer aos leitores uma visão pragmática e de resultados concretos acerca das virtualidades dessa secular garantia constitucional.

"O regime constitucional da democracia libertária se afirma de forma especialíssima na interpretação de eficácia máxima que os juízes conferem às cláusulas centrais das declarações de direitos individuais e coletivos em face do poder público.

Tais cláusulas centrais, também ditas abertas, são a senda que os juízes descobrem e lapidam para fazer da norma legislada reflexo do espírito de seu tempo.

O legislador sábio há de se acomodar o presente e o futuro. À política e à demanda do agora há que dar resposta com olhos pedestres; aos sonhos e à esperança das gerações do amanhã há que prever meios de horizonte largo. É nesta desvão da ordem positiva que o juiz, não menos sábio, busca a "norma" sempre nova, sempre capaz de resolver com justiça a ânsia dos sonhos e da esperança. Não fora a criatividade cultural de conceber cláusulas abertas e o direito se veria vítima da estática, quando, ao contrário, deve ele ser agente da dinâmica social, como bem acentuava, no TSE, o ministro e professor Torquato Jardim."

  • Da Apresentação, de Carlos Mário da Silva Velloso

Ao eleger como tema deste livro assunto tão desafiante quanto gerador da paixão dos constitucionalistas, sobretudo daqueles mais legítimos doutrinadores anglo-americanos, levou-se em conta a utilidade que tal pesquisa poderá representar na presente fase do pensamento constitucional brasileiro, que, com honrosa exceção de um reduzido número de estudiosos, não logrou ainda se ocupar da matéria de forma consolidada e com a largueza sistêmica e interdisciplinar que a abordagem teórica da cláusula due processo of law está a merecer.

Sobre o autor:

Carlos Roberto Siqueira Castro é diplomado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especializado nas áreas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Regulatório, Direito Internacional, Direito Civil, Direito Processual Civil, advocacia contenciosa, Licitações Públicas e Contratos Governamentais. "Master of Laws" (LL.M.) pela University of Michigan, Estados Unidos da América. Doutor em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Presidente da ADVOC Latin America. Subprocurador-geral da República, aposentado. Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professor Titular de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio. advogado sócio do escritório Siqueira Castro Advogados.

____________

 Resultado :

  • Ellen Osaka, advogada da Votorantim Cimentos, em São Bernardo do Campo/SP

____________