MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançamento de obras: "Temas Relevantes do Direito Civil Contemporâneo" e "Teoria Geral do Direito Civil"

Lançamento de obras: "Temas Relevantes do Direito Civil Contemporâneo" e "Teoria Geral do Direito Civil"

Da Redação

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Atualizado em 6 de agosto de 2008 08:19


Lançamento

Direito Civil é o foco de novas publicações jurídicas

Duas novas obras integram o mercado literário jurídico do Brasil a partir da próxima quarta-feira, 13/8, quando serão lançados os títulos "Teoria Geral do Direito Civil", e "Temas Relevantes do Direito Civil Contemporâneo", publicações da Editora Atlas. O coquetel de lançamento acontece a partir das 19h, na Livraria Cultura - Conjunto Nacional (av. Paulista, 2073, São Paulo).

"Teoria Geral do Direito" tem a coordenação de Renan Lotufo e Giovanni Ettore Nanni e engloba textos particulares e aprofundados de cada capítulo da parte geral do Código Civil de 2002, precedidos de exame dos conceitos teóricos fundamentais do Direito Civil e da Lei de Introdução ao Código Civil, consolidando um amplo acervo sobre a o tema.

Mediante a divisão ordenada de matérias, o livro apresenta uma visão diferenciada em relação aos autores tradicionais, trazendo, ao contrário, reflexões à luz da moderna doutrina nacional e estrangeira, revisitando posições clássicas até então tidas como consolidadas, renovando-se, assim, o estudo do Direito Privado, marco diferencial da nova escola de Direito Civil que se forma no Brasil.

A participação de professores renomados e tradicionais nos cursos de Bacharelado, bem como de mestres e doutores em Direito, ao lado de professores de pós-graduação, confere alto nível aos trabalhos, portanto, cuida-se de obra coletiva ímpar, analisando os pontos estruturais e controvertidos de cada tema e buscando a constante atualização na análise e na aplicação do Direito Civil, formando um denso conjunto de comentários.

"Temas Relevantes do Direito Civil Contemporâneo: Reflexões sobre os 5 Anos do Código Civil - Estudos em Homenagem ao Professor Renan Lotufo" é coordenada por Giovanni Ettore Nanni, composta por temas e colaboradores diversos, tem como objetivo discutir questões relevantes do Direito Civil e áreas correlatas. Os textos apresentam estudos aprofundados sobre assuntos específicos, o que não se encontra em cursos gerais ou manuais, pelo que revela grande realce e atualidade, ainda mais porque passados cinco anos da vigência do Código Civil de 2002, já se formou uma massa crítica apta a suscitar amplas indagações.

Afora isso, a publicação tem o propósito de homenagear o Professor Doutor Renan Lotufo, o qual exerce o magistério na PUC/SP há mais de trinta anos, com muito êxito, além de outras atividades profissionais, como a advocacia, a consultoria jurídica e a judicatura, uma vez que é desembargador aposentado do TJ/SP.

Reputa-se que a contribuição dada por Lotufo à evolução do Direito Civil no Brasil é digna de destaque, não apenas pelas suas obras, mas também pelas manifestações públicas em palestras e salas de aula, razão por que, a fim de retratar as teorias mais avançadas sobre a matéria, nada melhor propagar a sua modernização por meio dos trabalhos integrantes do livro.

Sobre os coordenadores:

Giovanni Ettore Nanni é Mestre e Doutor em Direito Civil pela PUC/SP. Professor de Direito Civil nos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC/SP. Vice-Presidente do Instituto de Direito Privado - IDP. Advogado em São Paulo.

Renan Lotufo é mestre e doutor em Direito pela PUC/SP. Professor de Direito Civil nos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC/SP. Coordenador de Cursos de Pós-Graduação em Direito Privado da Escola Paulista da Magistratura. Desembargador aposentado do TJ/SP. Presidente do IDP - Instituto de Direito Privado. Presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem de São Paulo - CIESP. Advogado e consultor jurídico.

Os autores de "Teoria Geral do Direito":

Carlos Alberto Ferriani, Antonio Carlos Morato, Erik Frederico Gramstrup, Mônica Aguiar, Maristela Basso, Fabrício P Polido, Marcelo Benacchio, Maria Alice Zaratin Lotufo, Roxana Cardoso Brasileiro Borges, Rubens Hideo Arai, Carlyle Popp, Diogo Leonardo Machado de Melo, José Eduardo da Costa, Claudio Luiz Bueno de Godoy, Nelson Rosenvald, Gabriel Seijo Leal de Figueiredo, Luciano de Camargo Penteado, Alberto Gosson Jorge Junior, Luis Renato Ferreira da Silva, Artur Marques da Silva Filho, Fernando Rodrigues Martins, Horácio Vanderlei N. Pithan, Leonardo Avelino Duarte, Hamid Charaf Bdine Júnior, Itamar Gaino, Rafael Marinangelo, Francisco Eduardo Loureiro, Ragner Limongeli Vianna, Silvio Luís Ferreira da Rocha, Carlos Alberto Goulart Ferreira.

Os autores de "Temas Relevantes do Direito Civil Contemporâneo: Reflexões sobre os 5 Anos do Código Civil - Estudos em Homenagem ao Professor Renan Lotufo":

Walter Ceneviva, Maria Helena Diniz, Cândido Rangel Dinamarco, Roque Komatsu, Marco Aurélio Greco, Eduardo Domingos Bottallo, Alvaro Lazzarini, Ricardo Regis Laraia, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, Cassio Scarpinella Bueno, Silmara Juny Chinellato, Hamid Charaf Bdine Júnior, Rafael Marinangelo, Fernando Rodrigues Martins, José Osório de Azevedo Junior, Marcelo Benacchio, Diogo Leonardo Machado de Melo, Ragner Limongeli Vianna, Judith Martins-Costa, Silvio Luís Ferreira da Rocha, Maria Celina Bodin de Moraes, Carlyle Popp, Artur Marques da Silva Filho, Maria Alice Zaratin Lotufo, Erik Frederico Gramstrup, Fernando Carlos de Andrade Sartori, Rubens Hideo Arai, José Eduardo Loureiro, Francisco Eduardo Loureiro, Claudio Luiz Bueno de Godoy, Antonio Carlos Morato.

_________