sábado, 23 de janeiro de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Comissão aprova pagamento de custas em qualquer banco

A CCJ aprovou ontem o Projeto de Lei 4716/04, da Comissão de Legislação Participativa, que permite o pagamento em qualquer agência bancária das custas devidas à Justiça Federal de primeiro e segundo graus. O projeto ainda será votado pelo Plenário.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008


CCJ

Comissão aprova pagamento de custas em qualquer banco

A CCJ aprovou ontem o Projeto de Lei 4716/04 (clique aqui), da Comissão de Legislação Participativa, que permite o pagamento em qualquer agência bancária das custas devidas à JF de primeiro e segundo graus. O projeto ainda será votado pelo Plenário.

A proposta altera a Lei 9.289/96 (clique aqui), que hoje determina o pagamento dessas custas na Caixa Econômica Federal ou em algum outro banco oficial, no caso de não haver agência da Caixa na região. O objetivo do projeto é facilitar o acesso à Justiça.

O projeto foi aprovado na forma de substitutivo apresentado pelo relator, deputado Felipe Maia (DEM/RN). O novo texto apenas esclarece que não será alterada a instituição financeira gestora dos recursos. Ou seja, mesmo sendo recebidos em outras agências bancárias, os recursos serão repassados à Caixa Econômica.

Na avaliação de Felipe Maia, exigir que o pagamento de custas seja efetuado apenas em determinada instituição bancária "é limitar o direito das partes, que já têm de enfrentar a burocracia forense e a morosidade da Justiça".

__________________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 22/8/2008 08:32