MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Escola superior de Advocacia entrega certificado de número 30 mil

Escola superior de Advocacia entrega certificado de número 30 mil

Em cerimônia realizada na sede da OAB/SP, ontem 2/9, às 15 horas, o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, acompanhado do presidente do Conselho Curador e da diretora da Escola Superior de Advocacia (ESA), Rubens Approbato Machado e Eunice Aparecida de Jesus Prudente, respectivamente, entregaram o Certificado de número 30 mil ao aluno e advogado Antonio Pedro da Costa.

Da Redação

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Atualizado às 09:54


Certificado

Escola superior de Advocacia entrega certificado de número 30 mil

Em cerimônia realizada na sede da OAB/SP, ontem 2/9, às 15 horas, o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, acompanhado do presidente do Conselho Curador e da diretora da ESA, Rubens Approbato Machado e Eunice Aparecida de Jesus Prudente, respectivamente, entregaram o Certificado de número 30 mil ao aluno e advogado Antonio Pedro da Costa.

D'Urso parabenizou o aluno e destacou que o certificado 30 mil é fruto de um projeto que nasceu há 10 anos, graças a uma idéia pioneira de Rubens Approbato Machado, quando então presidente da Seccional Paulista, em 1998. "Ao alongo desse tempo, a Escola da OAB/SP veio se fortalecendo, se engrandecendo, capitaneada por ilustres personalidades, grandes professores e, especialmente, os dois últimos diretores Rubens Approbato Machado e Eunice Aparecida de Jesus Prudente", disse .

O presidente da OAB/SP aproveitou para fazer um registro do crescimento da ESA: "Nos primeiros 8 anos (1998/2006) de atuação da Escola entregou 12 mil certificados, uma média de 1.500/ano e, nos dois anos e meios, mercê da ampliação do trabalho da Escola, entregamos 18 mil certificados, numa média de 9 mil/ano, registrando um crescimento de 80%. Vale dizer que 30 mil colegas foram atendidos pelo esforço desta trabalho da OAB/SP, ESA, professores e coordenador que tem levado a efeito este sonho que começou com Rubens Approbato Machado e continua hoje com a professora Eunice Prudente, conferindo cursos de pós graduação e aperfeiçoamento a tantos colegas, que tem se valido desse importante espaço da OAB/SP para o aperfeiçoamento da cultura e apetrechamento para bem trabalhar e exercer essa paixão, que é a advocacia", afirmou D'Urso.

Para Rubens Approbato Machado, a marca de 30 mil alunos tem uma razão - a ESA tornou-se um centro de irradiação de cultura, principalmente cultura jurídica. Os advogados, independente da idade, procuram a cada momento se aperfeiçoar mais, buscando novos caminhos, novos ramos do Direito, que não são ensinados na Faculdade de Direito.

O compromisso da Ordem e da Escola é manter atualizados os advogados, devidamente dotados para o exercício da advocacia , fundamental numa sociedade gregária, como é dos homens, que as relações têm de ser respeitadas, sendo a presença do advogado fundamental nisso e ele precisa estar devidamente formado na sua profissão, daí a idéia da escola.

Segundo Approbato, a ESA de São Paulo é hoje a maior escola de advocacia do pais e uma das maiores do mundo. "Não é uma relação de professor -aluno, mas de advogados mais experientes, com profundo conhecimento de sua área, que transmitem a novos ou mesmos antigos advogados, o conhecimento pleno na ciência jurídica. Hoje a escola tem 5 mil alunos/ano, o que mostra evolução, procura e confiança dos advogados", comentou.

Eunice Prudente, parabenizou o aluno contemplado e comentou "chegar aos 30 mil certificados é uma vitória, mas nós queremos continuar esse trabalho , porque os advogados merecem ensino de qualidade. Este tem sido o papel da ESA - levar aos advogados todas as novidades, desafios do nosso tempo. Dos ramos tradicionais do Direito até as novidades que a advocacia exige de todos nós, como Direito do entretenimento, direito Desportivo, Direito da Informação etc. A Escola é de todos os advogados e tem na coordenação uma especialista da área de educação, a professora Ana Vieira", afirmou.

Antonio Pedro da Costa fez na ESA o Curso Avançado de Processo Civil. "Neste ramo, a atualização é essencial, porque muitos dos institutos, procedimentos e formas de atuação são novos", explica.

Costa optou pela ESA por indicação de colegas que tinham feito cursos e ficaram satisfeitos com o padrão e nível dos professores e das instalações. "Não sabia que ia ser agraciado, Fui surpreendido com a notícia que receberia das próprias mãos do presidente da OAB/SP e da diretoria da ESA este certificado . Estou feliz com essa honraria e gostaria de parabenizar a todos por este grande esforço que tem sido feito em prol daqueles que gostam de estudar", afirmou.

Ao final da cerimônia, o presidente D'Urso comprometeu-se a continuar investindo no aperfeiçoamento técnicos dos advogados em larga escala, quer pela ESA, quer pelo Departamento de Cultura e Eventos.

_________________

_________________