quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Resultado do Sorteio de obra "Conselhos que perpetuam empresas"

segunda-feira, 29 de setembro de 2008


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de sortear dois exemplares da obra "Conselhos que perpetuam empresas" (Editora Gente - 200 p.), escrita por Herbert Steinberg, que gentilmente ofereceu os exemplares para sorteio.

Sobre a obra :

Nesta obra o autor aponta os caminhos para o aprimoramento das empresas e do mercado. Os conceitos e as práticas abordadas no livro valem para empresas de capital privado ou público (e entidades sem fins lucrativos), e de qualquer porte: grandes, médias e pequenas. Steinberg trata especialmente das empresas familiares, dominantes no Brasil e que vivem um processo agudo de transformação na direção da modernidade.

Steinberg mostra no livro que o interesse pela criação de conselhos de administração nas empresa está crescendo. Ele, no entanto, no transcorrer da publicação, discute e exemplifica que os conselhos, existentes ou em criação, devem se firmar de maneira sólida e melhorar seus processos. Ele mostra como deve ser um conselho que realmente funciona e dá o passo a passo para a sua montagem.

Conselho de administração é o organismo que governa a empresa. Simples assim. É ele que define a estratégia, que nomeia o presidente-executivo, o avalia e define sua remuneração. É ele que decide qual a missão dos diretores-executivos. É ele que fiscaliza as contas da diretoria, que decide se a empresa compra ou vende alguma outra empresa ou alguma linha de produtos. Enfim, o conselho de administração é o dono das grandes decisões. A diretoria as executa, e se submete a se controle.

O objetivo central deste livro é mostrar como os conselhos devem ser montados e como eles devem funcionar, para se tornar decisivos na melhoria do desempenho do negócio como um todo e garantir a perpetuação do empreeendimento.

Sobre o autor :

Herbert Steinberg tem experiência de vinte anos como executivo de grandes corporações e onze anos como consultor em governança corporativa. Nas empresas em que trabalhou, liderou vários processos de reposicionamento estratégico da organização e de alinhamento de management à estratégia de negócios. Destacam-se os trabalhos que realizou no board do McDonald's e dos bancos Santander e Citibank. Como consultor, conduziu vários processos de reestruturação destacando-se entre eles o turnaround do Banco Crefisul, a privatização do Banespa e a fusão com o Banco Santander, a compra do controle do Bradesco na empresa CPM pelo Deutsche Bank, além de outros importantes processos de downsizing, como, por exemplo, o fechamento da fábrica da Levi's de Cotia. Fundador da Mesa Corporate Governance, consultoria e sparring para conselheiros, CEOs (executivos principais ou presidentes), COOs (gerentes gerais), CFOs (diretores financeiros), fundadores, famílias e herdeiros.

Professor de cursos de MBA na Business School São Paulo - BSP, na cadeira de governança corporativa e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC. Ministra palestras em congressos e seminários no Brasil e no exterior, tem amplo campo de interesses e conhece profundamente os mais atuais conceitos aplicados à empresa. Articulista, é autor de três livros e colaborador em outras obras. Seu livro "A dimensão humana da governança corporativa", a caminho da 5ª edição, é obra de referência no país. Membro de conselhos de administração e conselhos consultivos (Intermédica, Metropolitan, Rossi, Câmara Americana e Digitel), é presidente do Comitê Estratégico de Governança Corporativa da Câmara Americana em São Paulo, membro atuante do Family Business NetWork - FBN (com sede em Lausanne, Suiça), do International Corporate Governance Network - ICGN (sediado em Londres, Inglaterra) e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC (sede em São Paulo).

É administrador, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas e certificado no Directors' Consurtium Serium: Finance, Audit and Risk Issues for Board Members (Chicago University, Stanford Law School, Wharton University).

_____________

Ganhadores :

  • Adriano Barbosa dos Santos, advogado do escritório Lima, Guidi & Santos Advogados Associados de Carmo do Rio Claro/MG
  • Stefânia Montebeller, assessora jurídica em Vila Velha/ES

_____________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 25/9/2008 09:07