MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do Sorteio de obra "Direito do Ambiente"

Resultado do Sorteio de obra "Direito do Ambiente"

Da Redação

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Atualizado em 29 de setembro de 2008 08:26


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "Direito do Ambiente" (1.280 p.), escrita por Édis Milaré e gentilmente oferecida pela Editora RT - Revista dos Tribunais.

Sobre a obra :

Desde o seu lançamento, esta obra obteve ampla aceitação do mercado, tornando-se referência obrigatória para todos os que buscam a mais atual e apurada visão da matéria.

Nesta edição, a principal novidade diz respeito à reestruturação da obra, com aprofundamento de temas cruciais, como, por exemplo, a Gestão Ambiental.

A primeira parte consagra uma visão abrangente do Direito Ambiental, com ênfase nas questões ética, social, política e econômica. A segunda parte tem por objeto de estudo o Patrimônio Ambiental Nacional, que integra os Patrimônios Natural, Cultural e Artificial. A terceira parte analisa, em detalhes, a Política Nacional do Meio Ambiente, na qual são abordados os recursos hídricos, a educação ambiental, o Estatuto da Cidade e a biodiversidade. A quarta parte cuida do Regime do Patrimônio Florestal, analisando os vários biomas nacionais, com ênfase na Mata Atlântica Brasileira. A quinta parte aborda o Direito do Ambiente propriamente dito, examinando a legislação ambiental brasileira, assim como a evolução do Direito Ambiental. A sexta parte é dedicada à Tutela Jurisdicional do Meio Ambiente, com considerações sobre a Justiça Ambiental. A sétima parte trata da Ordem Ambiental Internacional, que é a cooperação internacional para o meio ambiente.

Um glossário ambiental, que aponta o caminho para melhor interpretação dos assuntos tratados, encerra a obra.

Sobre o autor :

Édis Milaré é procurador de Justiça aposentado do Estado de São Paulo, professor de Direito Ambiental, advogado e consultor jurídico ambiental. Foi criador e ex-coordenador das Promotorias de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e um dos redatores da Lei 7.347/1985 - Lei da Ação Civil Pública.

_____________

 Ganhador :

  • Leandro Camara, advogado do Grupo Aurelio Nardini, de Catanduva/SP

_____________