MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Correspondente Premiado

Correspondente Premiado

Da Redação

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Atualizado em 2 de outubro de 2008 14:27


Correspondente premiado

Seção "Correspondentes"

Nesta seção os causídicos autônomos e escritórios de advocacia poderão buscar nomes para auxiliá-los, como "Correspondente", em outras comarcas, bem como aqueles que quiserem se oferecer para prestar serviço desta natureza a estes profissionais e a estas respeitadas bancas poderão se cadastrar como "Correspondentes".

Além de prestar serviços a escritórios e advogados autônomos, o migalheiro "Correspondente" ainda conta com o benefício de semanalmente ser premiado com uma grande obra jurídica para engrandecer sua biblioteca.

Confira logo abaixo o nome do Correspondente premiado desta sexta-feira.

_________

"Valor da Causa", Editora Dialética (207 p.), escrito por Eduardo Henrique de Oliveira Yoshikawa.

O valor da causa é um tema que, tradicionalmente, tem merecido a atenção do legislador brasileiro. É o que revela um exame dos (mais importantes) Códigos de Processo Civil estaduais, do Código do Processo Civil revogado (CP/39) e do diploma processual civil vigente (CPC/73). No Código de Processo Civil do Rio Grande do Sul (Lei n° 65/1908), o tema aparecia nos arts. 101 a 114, localizados na Seção relativa à competência em razão da matéria (que nos termos do art. 100 era regulada pela natureza ou valor da causa). No Código de Processo e Comercial de SP, em apenas três (arts. 217 a 219, no capítulo relativo à proposição da demanda).

Eduardo Henrique de Oliveira Yoshikawa é advogado em SP, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, pela qual é mestrando em Direito Processual Civil. É autor de diversos artigos sobre processo civil publicados na Revista Dialética de Direito Processual e outros periódicos jurídicos.

__________

Ganhador :

  • Mazé Tiradentes, de Manaus/AM

_____________

O que é "Correspondente" Migalhas?

O trabalho diário da advocacia exige, não raro, a colaboração de colegas em outras comarcas. É o que a práxis denomina de "Correspondente". O "Correspondente" de um advogado é um colaborador tentacular do profissional da advocacia, que muitas vezes distribui, acompanha, relata, extrai cópias, e às vezes até participa de feitos, judiciais e extrajudiciais - assistindo a audiências.

Busque um "Correspondente" em qualquer cidade do Brasil ou se cadastre como um "Correspondente", clique aqui

_________