MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. AASP lança a Revista do Advogado nº 100

AASP lança a Revista do Advogado nº 100

Será lançada hoje, 20/10, a Revista do Advogado nº 100 da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo, que traz como tema principal "Advocacia : Ontem, Hoje e Amanhã". Todos os artigos do excelente trabalho foram escritos por ex-presidentes da Associação.

Da Redação

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Atualizado às 09:04


AASP lança a Revista do Advogado nº 100

Será lançada hoje, 20/10, a Revista do Advogado nº 100 da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo, que traz como tema principal "Advocacia : Ontem, Hoje e Amanhã". Todos os artigos do excelente trabalho foram escritos por ex-presidentes da Associação (v. o sumário no final da matéria).

Primeira !

O tema do primeiro número da Revista do Advogado, em 1980, foi "A Mulher diante do Direito" e contou com articulistas como Esther de Figueiredo Ferraz (Aspectos típicos da criminalidade feminina); Marly A. Cardone (A mulher no Direito Trabalhista), Miguel Reale Júnior (A mulher no Direito Penal), Walter Ceneviva (A exclusão da meação na execução contra o marido), entre outros.

O lançamento causou grande satisfação entre os associados, que passaram a enviar cartas aos dirigentes da Associação parabenizando pela idéia da publicação.

"Parabéns pelo lançamento da 'Revista do Advogado', informativo que veio em hora oportuna preencher uma lacuna nos meios advocatícios. O primeiro número mostra o arrojo e a coragem com que os temas são abordados. São artigos de elegância e apuro na língua mãe...", Elpídio Onofre Claro - Araraquara;

"Altamente gratificante, para mim, receber o Número Um da Revista do Advogado. Ao excelente conteúdo, prático, objetivo, discreto, se vai equiparar a excelente apresentação gráfica, o bom dimensionamento... De parabéns os idealizadores, de parabéns a Diretoria e o Conselho da Associação e, acima de tudo, de parabéns estamos todos nós, filiados ou não, pelo lançamento da nova publicação...", José Alcides de Campos Marques - São Paulo.

Uma das idealizadoras da revista, e responsável por esse primeiro número, foi a querida dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles, que na época integrava o Conselho Diretor da AASP.

Direto dos escaninhos da história, a AASP resgata uma missiva do Professor Goffredo da Silva Telles, enviada por ele quando convidado a escrever artigo para o número 3. Marido dedicado, ele se emociona ao contar que esteve ao lado da dra. Maria Eugenia "como testemunha muda e discreta, embora solidária e interessada".

Prezados Colegas e amigos.

Acuso recebimento de seu oficio nº 1431/80, pelo qual os caros amigos me informam da elaboração do número 3 da "REVISTA DO ADVOGADO", cujo tema central será "Direitos Humanos"; e ratificam o convite verbal, que já me haviam feito, para que eu colaborasse nesse número, com um trabalho de até quinze páginas datilografadas em espaço duplo.

Agradeço-lhes, penhoradamente, a gentileza do referido oficio, dos termos em que o mesmo se acha lançado, assim como do reiterado e honroso convite que nele se formula.

Quero dizer-lhes que já iniciei a composição de um trabalho intitulado "Que são, afinal, os direitos humanos?, e que o oferecerei, com imenso prazer, a Revista do Advogado.

Aproveito esta oportunidade para confessar-lhes a alegria e o orgulho que me causou o número inaugural de nossa "Revista". Como sabem os amigos, fui testemunha de toda a gestação desse evento - testemunha muda e discreta, embora solidária e interessada. A obra pronta excedeu minha esperança. A aparência dela, sua apresentação, a sobriedade de suas linhas honram o bom gosto de seus organizadores. A coletânea de trabalhos, que nele se contem, sobre a situação jurídica da mulher, constitui um precioso cabedal de ensinamentos, para a exata colocação e solução de um problema, sobre o qual muitos têm falado sem bem conhecer seus precisos termos.

Queiram receber, meus grandes e queridos amigos, as efusivas felicitações, os sinceros agradecimentos e o velho abraço do

Goffredo da Silva Telles Jr.

Túnel do tempo

Veja abaixo uma nota publicada pela Folha da Tarde em 10/3/80:

AASP VAI LANÇAR A "Revista do Advogado"

"A mulher diante do Direito" é o tema do primeiro número da "Revista do Advogado", editada pela Associação dos Advogados de São Paulo, a ser lançada nos próximos dias. A publicação é feita por advogados e a eles dirigida, ligando-se aos problemas que a sociedade brasileira vem vivendo, para os quais, muitas vezes, apesar da urgência, o Direito ainda não tem resposta, ou porque não se buscou a interpretação adequada, ou não se legislou sobre a matéria, ou porque a legislação é imperfeita.

Serão seções permanentes da Revista do Advogado: "Estudos e Conferências" centrados por um tema; "Bibliografia Básica", para os que quiserem aprofundar-se no tema; "Advogado Prático", com conselhos e sugestões da prática e do dia-a-dia; "Tendências da Jurisprudência", acompanhando a evolução do Direito e contribuição dada nesse campo pelos advogados.

Sumário da Revista do Advogado nº 100

5 Nota do Coordenador.

Marcio Kayatt

7 Um brado à sociedade.

Conselho Diretor da AASP

9 Um basta ao Estado de Terror!

Aloísio Lacerda Medeiros

13 A advocacia: ontem, hoje e amanhã.

Antônio Cláudio Mariz de Oliveira

19 A advocacia: ontem, hoje e amanhã.

Antonio Corrêa Meyer

24 Passado de glórias, presente dramático. E o futuro, como será?

Antonio Ruiz Filho

32 A advocacia: ontem, hoje e amanhã.

Carlos Augusto de Barros e Silva

37 Mudança da advocacia: uma constatação, um depoimento.

Clito Fornaciari Júnior

42 O difícil exercício do cumprimento do dever.

Eduardo Pizarro Carnelós

48 Advocacia: passado, presente e futuro.

José Diogo Bastos Neto

56 A advocacia nas três dimensões do tempo.

Ontem, hoje e amanhã.

José Roberto Batochio

62 A advocacia: ontem, hoje e amanhã.

José Roberto Pinheiro Franco

66 A lição de Calamandrei, os vasos comunicantes e o direito de o Advogado ser recebido pelo Magistrado.

José Rogério Cruz e Tucci

70 A advocacia: passado, presente e futuro.

Luiz Olavo Baptista

75 Há futuro para a advocacia?

Mário de Barros Duarte Garcia

80 A advocacia: ontem, hoje e amanhã.

Mário Sérgio Duarte Garcia

86 Advocacia e responsabilidade social.

Miguel Reale Júnior

90 A advocacia: ontem, hoje e amanhã.

Renato Luiz de Macedo Mange

94 Um pacificador.

Sérgio Pinheiro Marçal

______________________

____________________