MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro da Igualdade Racial faz palestra na OAB/SP

Ministro da Igualdade Racial faz palestra na OAB/SP

Para comemorar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20/10, a Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios da OAB/SP, presidida por Marcos Antonio Zito Alvarenga realiza palestra com o ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, sobre o "Estatuto da Igualdade Racial", no dia 28/10, às 19h, no Salão Nobre.

Da Redação

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Atualizado às 07:26


20/11

Ministro da Igualdade Racial faz palestra na OAB/SP

Para comemorar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20/11, a Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios da OAB/SP, presidida por Marcos Antonio Zito Alvarenga, realiza palestra com o ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, sobre o "Estatuto da Igualdade Racial", no dia 28/11, às 19h, no Salão Nobre.

O evento terá abertura do presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso.

"A reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e o resgate de seu papel na história nacional se faz necessária; assim com o debate sobre o Estatuto da Igualdade Racial", comenta D'Urso.

Em 2000, o senador Paulo Paim enviou ao Congresso o PL 3.198, que institui o Estatuto da Igualdade Racial, que está para ser votado na Câmara dos Deputados após ter sido aprovado no Senado neste ano.

O Estatuto, composto por 85 artigos, aborda temas como acesso à Jsutiça, sistema de cotas raciais, direitos dos quilombolas, saúde, religião e cultura, entre outros.

O PL propõe, entre outras mudanças, que as escolas incluam nos currículos a disciplina História Geral da África e do Negro no Brasil no ensino fundamental e médio, público e privado; prevê tratamento especial para prevenir e tratar pessoas com a anemia falciforme; institui cotas mínimas para cidadãos afrodescendentes em programas de crédito estudantil e no preenchimento de vagas em universidades públicas; e proíbe as empresas de exigir a fotografia do candidato a emprego.

______________

____________________